terça-feira, 24 de agosto de 2010

Reeducação Postural Global

Dores nas costas, na maioria das vezes, são conseqüências da má postura. Os músculos antigravitários são os responsáveis pela sustentação do peso do corpo, mantendo assim, a postura. Quando não estão perfeitamente alinhados, estes músculos não exercem sua função de maneira eficaz, causando a má postura e, consequentemente, as dores.

A fisioterapeuta com formação em RPG, Sheila Carollo, alerta que um dos principais problemas é que a consciência corporal passa a identificar a postura alterada como a correta. Assim, "atividades do dia-a-dia são realizadas sob condição inadequada, sobrecarregando determinadas estruturas do corpo. Posteriormente, surgirão dores, tendinites e, mais a longo prazo, degenerações como a artrose e a tendinose.".

O método da Reeducação Postural Global, a já conhecida RPG, busca reequilíbrio muscular e prevenção ou tratamento de dores e alterações posturais, abordando o paciente de forma geral, ao invés de apenas manter o foco do trabalho na queixa localizada da pessoa. O tratamento é baseado em um trabalho corporal, em que o paciente pratica algumas posturas.



A especialista afirma que "o fisioterapeuta com formação em RPG utiliza a globalidade do corpo através de posturas indicadas para cada paciente, restaurando o equilíbrio muscular".

Ela explica ainda que a RPG dá condições para que os músculos exerçam sua função com a quantidade ideal de tônus e assim, sejam capazes de manter o corpo numa postura correta, evitando lesões.

Têm indicação para fazer RPG todas as pessoas que apresentam má postura ou possuem patologias do aparelho locomotor como: dores musculares agudas e crônicas, dores de cabeça, dores articulares, tendinites, bursites, hérnias de disco, desvios da coluna vertebral ou alterações posturais diversas.

O tratamento é realizado em sessões semanais de aproximadamente 1 hora, e o período varia de acordo com o problema e o objetivo de cada indivíduo.
Sheila Carollo

Sem comentários:

Enviar um comentário