terça-feira, 10 de agosto de 2010

intestino preso

Só reclamar dele e tomar laxantes, achando que o problema vai sumir, é atitude normal na rotina de quem sofre com o intestino preso. Só que isso não resolve, aliás só torna tudo ainda mais complicado. "A ingestão regular de fibras alimentares restabelece a regularidade do fluxo intestinal, ou seja, melhora os sintomas do intestino preso", afirma a nutricionista do MinhaVida, Karina Gallerani.

Mas não ache que você tem algum problema só porque não consegue ir ao banheiro diariamente. "O intervalo para eliminação das fezes pode variar de três vezes por dia a três vezes na semana e todos são considerados normais. Mas fugir disso não indica algum tipo de doença intestinal", afirma o gastroenterologista Roberto Carvalho Filho, da Universidade Federal de São Paulo.

Além da freqüência, o diagnóstico de um problema intestinal leva em conta outros sintomas, como dor e distensão abdominal, esforço excessivo durante a eliminação das fezes, sangramento e sensação de insatisfação. Se, volta e meia, esses sinais incomodam você,atente para as dicas dos especialistas e ganhe mais qualidade de vida.



Alimentos probióticos - eles contêm bactérias que são benéficas ao funcionamento do intestino. Essas bactérias resistem às enzimas da digestão, diminuindo a formação de gases e facilitando na formação do bolo fecal. Em geral, iogurtes e leite fermentado são boas fontes.



Fibras solúveis - elas são essenciais para regular o seu intestino. Maçã, morango, polpa de maracujá, verduras, aveia, cevada, leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão de bico), farelo de trigo e farelo de aveia são boas fontes de fibras solúveis, agindo na regularização do trânsito intestinal. Prefira os alimentos crus aos fritos ou cozidos.



Água - a fibra insolúvel retém água. Quem consome muitas fibras e esquece os líquidos corre o risco de ficar com o intestino ainda mais preso. Para evitar que isso aconteça, inclua pelo menos 2 litros de água no seu dia-a-dia.



Fibras insolúveis - elas aumentam do bolo fecal; aceleram o tempo de trânsito intestinal; previnem a constipação e retêm água, deixando as fezes macias. Grãos integrais, farelo de trigo, soja, centeio e verduras são boas fontes de fibras insolúveis.



Caminhada - o exercício faz uma espécie de massagem nos seus órgãos internos, estimulando o funcionamento do intestino. Diariamente, tente caminhar pelo menos meia hora e evite voltar a ficar sentado logo após as refeições.



Não espere a vontade passar - algumas vezes, a alimentação é equilibrada, mas a distância do banheiro de casa impede o intestino de funcionar, um reflexo psicológico muito comum entre as mulheres e perfeitamente contornável desde que, aparecendo a vontade, não haja resistência. Se o reflexo do intestino não é respeitado, as fezes se acumulam. Enquanto isso, o intestino vai absorvendo a água contida nelas, dificultando a eliminação posterior.



Corte os laxantes - os prejuízos vão desde lesão nos nervos da parede intestinal até constipação irreversível, em que a pessoa não consegue mais ir ao banheiro sem utilizar algum método, num processo de dependência psicológica e não física.



Mastigue bem - sua digestão começa na boca, com a ação das enzimas contidas na saliva e com o trabalho realizado pelos seus dentes. Se os alimentos são bem triturados, a eliminação dos restos ocorre de maneira mais rápida e sem exigir muito do seu organismo.



Respiração profunda - quem pratica exercícios pensando na respiração melhora o funcionamento intestinal. Isso porque, além dos movimentos, a entrada e a saída profunda do ar fazem uma massagem interna nos seus órgãos.
www.minhavida.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário