segunda-feira, 15 de março de 2010

Tutorial

Tutorial de Termos e Unidades
na Tecnologia da Informação



Este tutorial tem como objetivo instruir usuários novos e antigos que muitas vezes desconhecem termos, ou mesmo sua origem ou significado, e acabam fazendo um mau uso dos mesmos.

As unidades também representam outro problema muito difundido até mesmo entre técnicos, pois a forma de escrita de um símbolo de uma unidade é fundamental para a comunicação.

Foi pensando nisto e em outros objetivos que resolvi postar este pequeno guia rápido de conhecimentos úteis e, como dito, muitas vezes mal usados.

Símbolos e Unidades
As unidades mais usadas em informática sem dúvida são o k de quilo, o M de mega e o G de giga certo? Completamente errado. Quilo, mega e giga não são unidades. São apenas múltiplos que servem para serem usados no acompanhamento de qualquer unidade.

Ou vai me dizer que você não possui alguns quilogramas de massa? Mas somente quilos, isto sim você não possui!





Então, estes múltiplos possuem os seguintes símbolos e valores:

Quilo k (minúsculo) * 10^3 ou 2^10  103 ou 210

Mega M 10^6 ou 2^20 ­  106 ou 220

Giga G 10^9 ou 2^30  109 ou 230

Tera T 10^12 ou 2^40  1012 ou 240


* O símbolo de quilo é a letra k minúscula, já que pelo Sistema Internacional, o SI, a letra K maiúscula representa o símbolo da unidade de temperatura Kelvin. Portanto não diga que sua memória possui alguns Kelvin x bytes (KB), ela possui quilobytes (kB).

As unidades que usamos para representar dados são: bits e bytes*. Vejamos o que estas unidades representam.

Bit
Um bit é a menor unidade de medida para uma informação. Um bit é a contração de BInary digiT, ou seja, digito binário. Em um sistema binário existem apenas dois valores: 0 e 1. Seria algo como verdadeiro ou falso, cara ou coroa, sim ou não.

Os bits são armazenados, em hardware, em forma de tensão elétrica. Dependendo do hardware, um bit 1 corresponde a uma tensão x e um bit 0 a tensão y. Por exemplo, poderíamos determinar que 5 v representam um bit 1 e 0 v um bit zero. Então sempre que o computador “perceber” 5v entenderá como bit 1, do mesmo modo para o bit 0.
Porém nem sempre é possível ter, exatos, 5 ou 0 volts, para isto os equipamentos eletrônicos têm uma tolerância de voltagem para esta detecção de bit 1 ou 0. O símbolo de bit é um b (minúsculo).

Byte
Um byte nada mais é do que um conjunto de oito bits, também chamado de octeto. Seu símbolo é um B (maiúsculo).
* Existem outras, como Word e Double Word, mas as mais usadas são bits e bytes. Portanto uma memória de 128 Mb não é nem de longe uma de 128 MB. Cuidado não compre memórias de 128 Mb. Brincadeira, não se preocupe, elas não existem.
As propagandas e anúncios de memórias com Mb estão erradas. Porém para calcular a velocidade de placas de rede e modems, usa-se kbps (quilo bits por segundo) e Mbps (mega bits por segundo).

Termos
BIOS

O BIOS, e não a BIOS ou ainda Bios com letras minúsculas. O BIOS é um software que fica armazenado em uma memória ROM que por sua vez fica “espetada” em um soquete na placa mãe.

O BIOS é o primeiro software a ser executado quando o computador é ligado. Ele é responsável por fazer o sistema inicializar ou bootar como dizem por aí. BIOS significa Basic Input Output System ou Sistema Básico de Entrada e Saída, por isto deve ser escrito com letras maiúsculas, pois é uma sigla.

HD
O HD e não a HD, como alguns dizem. HD significa hard disk, ou seja, disco duro, um termo não muito intuitivo diga-se de passagem. Sendo um disco não pode ser feminino, ou seja, nunca a HD ou uma HD.

CPU
A CPU nada mais é do que o processador, e não o gabinete todo como muitos acreditam ser. CPU é, Central Processing Unit, em português, Unidade Central de Processamento. E em um computador quem faz o processamento é o processador...

DIMM
Significa Dual Inline Memory Module, ou seja, módulo de memória de duas linhas (ou algo muito próximo disto). Isto significa que existem contatos nos dois lados da memória.

Antigamente tínhamos memória SIMM, onde a parte metálica durada era a mesma tanto de um lado como de outro da memória. Muitas pessoas ainda se referem a memórias SDRAM como memórias DIMM e as DDR-SDRAM simplesmente de DDR. Dizer que uma memória DDR não é DIMM é um erro grande, já que o termo DIMM se refere ao tipo de conector e não a tecnologia da memória.



Fonte: Fórum Clube Do Hardware.

Sem comentários:

Enviar um comentário