Alergia a picada de inseto
O que é?
Alergia a picada de insetos - Estrófulo - ocorre mais freqüentemente em crianças de 1 a 10 anos de idade mas que pode também ocorrer em adultos.
Causas
Pernilongos e borrachudos são os insetos mais comuns nas causas de Estrófulo e geralmente as lesões aparecem em áreas expostas.
Aquelas que ficam agrupadas em áreas cobertas podem ser ocasionado por picada de pulgas. Além desses, há outros insetos como a formiga e o carrapato, que podem provocar lesões na pele.
Sintomas
As lesões de pele aparecem como pápulas (bolinhas) ou vesículas e bolhas sobre uma área da pele avermelhada. Algumas vezes, dependendo da sensibilidade da pessoa, toda uma região do corpo pode ficar inchada e vermelha.
O número de lesões é variável e a coceira é sempre muito intensa. A infecção secundária por bactérias trazidas pelas unhas é a complicação mais comum. Podem também ocorrer manchas e cicatrizes nos locais das lesões.
Tratamento
É feito com o uso de anti-histamínicos orais e cremes a base de cortisona prescritos pelo médico. Os antibióticos são utilizados para combater a infecção secundária.
Além disso, pode-se adotar medidas preventivas tais como: evitar locais e horários de grande afluxo de insetos, usar roupas protetoras e utilizar repelentes de insetos.
Autora: Dra. Jussara Marin
Dermatologista
Fonte: www.alergoclinica.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário