Fatores de risco cardíaco
Existem dois tipos de fatores de risco coronariano, o primeiro independe de nossa vontade e outro que chamamos de reversível.
1- Não mutáveis:
Hereditariedade, está provado que caso de ataque cardíaco na família aumenta o seu risco de ter problemas cardíacos. Idade é o segundo fator que não podemos mudar, o risco aumenta progressivamente com a idade. E por último o sexo, as mulheres antes da menopausa estão menos sujeitas aos ataques do coração.
2- Mutáveis:
- Colesterol e gorduras sanguineas: Existem 3 tipos de colsterol, chamados de frações LDL e VLDL cujo aumento pode causar depósitos nas artérias obstruindo o fluxo sanguineo, a fração HDL é o colesterol que protege nossas artérias, sua diminuição é prejudicial.
- Triglicerides: É outro tipo de gordura, que é também fator de risco níveis abaixo de 200 mg/ dl são normais.
- Fumo: Fora as doenças que o cigarro causa nos fumantes crônicos, o cigarro aumenta a incidência de doença coronariana em 2 a 3 vezes.
- Hipertensão arterial: A hipertensão arterial na maiora das vezes é assintomática, causando danos irreversíveis sobre nosso organismo, principalmente sobre o coração e cérebro.
- Diabetes: a taxa de glicose aumentada no sangue é mais um fator de risco .
- Estresse: O estado emocional e a sobrecarga de trabalho pode causar danos coronárianos.
- Exercícios: O bom condicionamento físico faz a queda das gorduras sanguineas, diminue o estress, baixando o risco cardíaco.
Para um completo perfil de seu risco cardíaco sugerimos um check up completo a cada ano, com teste de esforço em esteira e com programa de exercícios de acordo com o exame realizado, sob a orientação de um cardiologista.
Fonte: Clínica Valinhos
Sem comentários:
Enviar um comentário