O que é urticária?
Urticária é uma erupção da pele que se caracteriza pelo aparecimento repentino de placas elevadas ("vergões") , de duração efêmera e com muita coceira. É causada pela liberação de histamina, localizada em células que estão ao redor dos vasos sangüíneos da pele.
É muito comum: 10/20% da população terá pelo menos um episódio durante sua vida.
Normalmente o quadro acaba em alguns dias, mas às vezes pode continuar por surtos durante semanas ou meses.
Urticária aguda
Dura menos de seis semanas. As causas mais comuns são alimentos, medicamentos ou infecções. Picadas de insetos, frio, luz solar, ou doenças internas podem também ser responsáveis.
Alimentos:
Nozes, chocolate, peixe e frutos do mar, ovos e leite. Alimentos frescos causam mais urticária que os cozidos. Aditivos e conservantes químicos também podem ser a causa. A urticária pode aparecer minutos ou mais de duas horas após a ingestão do alimento.
Medicamentos:
Quase todos os medicamentos, mesmo os vendidos livremente podem causar urticária. Antibióticos, analgésicos, sedativos. tranqüilizantes, diuréticos, antiácidos, gotas para os ouvidos ou olhos, laxantes, duchas vaginais, vitaminas e outos podem ser o desencadente Se você apresentou uma crise de urticária, é muito importante informar seu dermatologista sobre todas as medicações ingeridas.
Infecções:
Muitas infecções podem causar urticária. Uma causa comum em crianças são resfriados virais e verminoses.
Urticária crônica
Quando o quadro dura mais de 6 semanas, é mais difícil de identificar o agente causador, sendo encontrado em um número pequeno de pacientes.
Exames de sangue e os testes são de pouca ajuda, e de grande importância, o exame clínico e o relato da sua estória médica.
Urticárias físicas
Podem ser determinadas pela luz solar, frio, pressão, vibração ou exercício, aparecendo de minutos até horas após a exposição ao agente determinante.
Tratamento:
O grande tratamento é encontrar e remover a causa e usar medicamentos altamente eficazes, que são os antihistamínicos e, às vezes, os corticóides, com excelentes resultados.
Fonte: Dermanet
Sem comentários:
Enviar um comentário