terça-feira, 9 de março de 2010

VISTA

Vista cansada tem correção
Chegar aos 40 anos de idade pode trazer muitas vantagens tanto para homens quanto para mulheres. Uma delas é estar maduro o suficiente e contar com essa experiência para melhor entender alguns aspectos da vida.

Mas a idade também pode significar que é preciso estar atento à saúde, em especial à saúde dos olhos. Se você, por exemplo, já esticou o braço para afastar uma revista para poder ver melhor provavelmente entrará no time dos que têm presbiopia, conhecida também como vista cansada.

A presbiopia, na verdade, ocorre com todo mundo, mais cedo ou mais tarde, mas costuma aparecer por volta dos 40 anos. É quando o cristalino, a lente natural do olho humano, fica menos flexível. Há um músculo que envolve essa lente, que se dilata ou contrai e muda a curvatura para compensar a visão para se enxergar de perto ou longe.

Com o passar dos anos, essa musculatura continua a funcionar, mas a capacidade de contração já não é mais a mesma.
A oftalmologista Tania Schaefer, presidente da Associação Paranaense de Oftalmologia (APO), explica que tem sido grande a procura pela prevenção.

“O desconforto provocado pela presbiopia tem feito muitas pessoas procurarem auxílio médico, pois os exames feitos podem diagnosticar outros problemas, como o glaucoma ou outras degenerações intra-oculares, que também costumam surgir nessa idade”, observa.

Esse desconforto, completa a oftalmologista, é corrigido com uso de óculos ou lentes de contato. Os óculos podem ser bifocais, com parte da lente para se enxergar longe e a outra parte para se ver perto e os multifocais, que podem englobar correções para perto, média distância e para longe numa única lente.

As lentes de contato apresentam um grande avanço nesta área. A correção da presbiopia por meio de de lentes de contato pode ocorrer pelo uso de visão monocular , onde um olho é corrigido para longe e o outro para perto, técnica muito aceita pelos usuários de lentes ou por meio de lentes multifocais.

Tania Schaefer salienta que os óculos e lentes de contato têm efeitos corretivos e não curativos, ou seja, só darão resultado se utilizados de forma correta. “Ao se tirar, perdem a função”, diz. Ela explica que existem diversas maneiras de se corrigir a presbiopia e as variações dependem de cada caso, mas que a cura se dá somente por meio de cirurgia. “As cirurgias, a laser, são aplicadas em casos de miopia, hipermetropia e astigmatismo”.No caso da presbiopia.

Para eliminar de vez a presbiopia, Tânia comenta que a técnica de remoção do cristalino e o implante de lentes intra-oculares são capazes de corrigir a visão de longe e perto, por se tratar do local certo para a correção, apontado pelas pesquisas atuais, são de indicação correta. “Hoje a tecnologia está muito avançada, o que resulta nos sucessos das cirurgias”, afirma.

Segundo ela, se a presbiopia for tratada apenas na superfície da córnea pelo laser, e não com a remoção do cristalino, no futuro podem ocorrer descompensação da graduação , caso o cliente apresente, por exemplo, uma catarata.

Tania observa que cada caso, no entanto, precisa ser bem analisado. “É preciso discutir cada situação, ver as necessidades profissionais de cada pessoa e fazer uma profunda avaliação dos riscos e benefícios. Só depois se opta ou não em realizar a cirurgia”, considera.

Clínica Schaefer – Clínica de Olhos, Lentes de Contato, Cirurgias de Grau.
Av. Getúlio Vargas, 2.932 – 8.º andar – Água Verde – Curitiba – PR
Telefone: (41) 3027-3807 – www.schaefer.com.br
Fonte: Revista Vivre.

Sem comentários:

Enviar um comentário