segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Comentário

Resposta de um e-mail


Sei que nem todos irão responder seu email, mas acho q vc precisa de uma resposta. Não quero dizer que a resposta que ofereço seja a melhor, a mais correta, a mais singular... Há hj um grande problema que ronda (mas q ja ronda faz um tempinho) as Humanidades: é a crise das Humanidades. Dentro das Humanidades, encontramos inúmeros cursos (os de Humanas) e dentre esses cursos, temos, é claro, o de Letras que, por sua vez, além da Linguística, estuda e desenvolve trabalhos com a Literatura.. .Ora bem, estudamos Literatura, não apenas pelos motivos já explicitados e pelos que correm pela boca da arraia miúda, mas, e principalmente, para irmos de encontro à crise das Humanidade. Estudar Literatura (e aqui teríamos q diferenciar literatura e Literatura) para mantermo-nos simplesmente humanos. Não somos máquinas...somos homens (seres humanos)..como já dizia Chaplin. Os textos literários são potenciais remédios para os males da humanidade.. .assim como para o seu desenvolvimento completo. Não há dois cursos mais completos, eficientes e eficazes para o desenvolvimento pessoal e coletivo de um povo como os cursos de Filosofia e Literatura. Mas, pq entao eles não resolvem os problemas da humanidade ou das Humanidades? Porque não somos (ou n fomos todos) ensinados por ´professores filósofos ou literatos. A grande maioria do professorado do mundo NÃO GOSTA DE LER! E pode grasnar quem quiser dizendo o contrário...pq ninguém vai me convencer de que estou errada no meu juízo. Tenho anos de escola pública, conheço professores de escolas públicas e privadas, assim como conheço outros profissionais de outras áreas e converso com essa gente todos os dias.
Nem vou estabelecer critérios para dizer o que ler, porque precisaria de um email mais extenso para enumerar textos e classificá-los com graus de negatividade (permissividade) e positividade (criticidade) , isto é, para falar dos benefícios e dos malefícios na escolha de certas leituras. Isso fica para um próximo email.

Espero que outros professores dêem a sua opinião ao seu questionamento. . que é pertinente e muito bem vindo nesse momento em que os valores antigos e os novos se confrontam, enquanto pessoas de hj, que ensinam para jovens do futuro, ficam revendo métodos e dilemas do passado.

Quero deixar apenas uma reflexão para que cada um(a), em silêncio, medite: quantos livros compro para mim durante o ano... para mim...n para meu filho... como escolho esse livro... é o preço, é a moda, é uma dica, foi obrigado a mim? E o que faço depois que mastigo e engulo essa leitura?

Abraço forte.
Julçara Cavalcante

Sem comentários:

Enviar um comentário