Úlcera: sintomas, cuidados e recomendações alimentares
O que é úlcera?
É o termo usado para designar lesões nas paredes do estômago, esôfago ou duodeno. Também é chamada de úlcera péptica, gástrica ou duodenal e pode ser provocada por excesso de ácido clorídrico produzido pelo próprio estômago e até por medicamentos.
Chegou-se ao consenso de que a úlcera é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Helicobacter pylori em quase 100 % dos casos.
O que é Helicobacter pylori?
Quase todos os pacientes com úlcera apresentam a bactéria Helicobacter pylori. O tratamento a curto prazo com os chamados inibidores da bomba de prótons eliminam essa bactéria da mucosa gástrica. Em associação com antimicrobianos, a substância lansoprazol diminui a acidez estomacal e a mantém em níveis baixos por mais tempo que outras substâncias.
Principais sintomas
. Má digestão
. Enjôo
. Dor na região estomacal
. Queimação (azia)
. Sensação de estômago vazio
Na presença desses sintomas, consulte seu médico.
CUIDADOS
Chocolate, frituras e alimentos gordurosos não devem ser proibidos, mas usados na menor quantidade possível. Álcool, fumo e uso de medicamentos devem ser evitados, porque sempre irritam o estômago. Além disso, o stress também pode provocar uma dispepsia funcional ( a famosa gastrite) ou uma úlcera.
RECOMENDAÇÕES
Alimentação
. Não deixe o estômago vazio, procure se alimentar a cada 3 horas.
. Faça pelo menos 3 refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar), de preferência em horários fixos.
.Nos intervalos, faça um lanche leve (biscoito salgado, suco ou frutas).
. Evite refeições pesadas e gordurosas (como feijoada e churrasco), que exigem o aumento de produção de ácido clorídrico.
. Evite frituras em geral, como salgadinhos, batata frita e pastéis.
. Prefira carnes brancas e grelhadas.
. Evite alimentos condimentados e de difícil digestão (picles, pepino e pimentão).
. Reduza o consumo de café e procure tomá-lo após as refeições, nunca de estômago vazio. Prefira o café misturado ao leite.
. Evite refrigerantes e água com gás.
Prefira biscoitos salgados. O açúcar aumenta a acidez do estômago.
. Evite frutas cítricas, como laranja, limão e kiwi.
. Alimentos e líquidos muito quentes irritam todo o aparelho digestivo.
Lembre-se: a digestão começa na boca. Todo líquido deve ser misturado à saliva para chegar ao estômago na temperatura adequada. Quanto aos sólidos, coma devagar e mastigue até o alimento ficar quase líquido, facilitando o trabalho do estômago.
Fumo
O fumo dificulta o tratamento da gastrite e a cicatrização da úlcera. O ideal é parar de fumar: se não for possível, reduza a quantidade diária de cigarros.
Álcool
Evite bebidas alcoólicas, inclusive o chope e a cerveja. Eles estimulam a acidez no estômago. Nunca beba com o estômago vazio. Em ocasiões especiais, prefira uma dose de uísque ou vodca com muito gelo.
Medicamentos
Evite o uso de medicamentos à base de ácido acetil-salicílico e anti-inflamatórios em geral. Eles irritam a mucosa do estômago.
Tratamento
O tratamento principal das úlceras pépticas exige um esquema terapêutico que associe dois antimicrobianos e uma substância inibidora da secreção ácida (para erradicar o Helicobacter pylori).
Fonte: www.cirurgiaendocrina.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário