Fatores de risco das doenças do coração
Sal
A mais importante dica é: não exagere. A maior parte das pessoas consome, em média, dez gramas de sal por dia, ou seja, quatro colheres de café cheias.
E o sal, grande redutor de líquidos, pode afetar a pressão arterial.
Se você é hipertenso, cuidado redobrado!
Diabetes
O diabetes, isto é, o aumento da taxa de açúcar no sangue, é freqüentemente associado a distúrbios como obesidade, níveis elevados de gordura no sangue e hipertensão.
Como você já sabe, tudo isto aumenta o risco de doenças do coração.
Quem tem no histórico da família pessoas com hipertensão, diabetes e males cardíacos tem mais chances de contrair estas doenças. Fique atento.
Estresse
Principalmente nas grandes cidades, a vida moderna exige cada vez mais dos indivíduos. É competição e ansiedade gerando cansaço e esgotamento profundo.
O estresse vem como resposta ao organismo a estas sobrecargas físicas e emocionais e, em conjunto com outros fatores, pode contribuir para a hipertensão e doenças do coração. Desacelere!
Fumo
O cigarro causa entupimento das veias e artérias podendo levar ao aumento da pressão e do ritmo dos batimentos cardíacos. Resultado: problemas de circulação agravados.
O fumo ataca diretamente os pulmões, o que prejudica a troca do sangue impuro pelo sangue carregado de oxigênio, que garante a vida.
Além disso está diretamente relacionado à maior incidência de todos os tipos de doenças malígnas (câncer).
Idade
Se você já passou da meia-idade, é bom fazer visitas periódicas ao seu médico. Em homens e mulheres, o envelhecimento aumenta as chances de hipertensão e doenças do coração.
E para as mulheres: na menopausa, a tendência ao desenvolvimento de doenças cardíacas é maior.
Álcool
Consumir bebidas alcoólicas com freqüência eleva as chances de hipertensão e males do coração, como a insuficiência cardíaca.
A doença faz o coração perder a força e não bombear sangue para o corpo inteiro. Portanto, evite tomar bebidas alcoólicas freqüentemente.
Colesterol
Gordura ou colesterol em excesso no sangue formam placas dificultando a circulação sangüínea. A conseqüência é a obstrução das artérias que levam aos males do coração e dos outros órgãos. Alimentação saudável é vida longa e tranqüila. Lembre disso!
Sedentarismo
Ficar parado não leva a lugar nenhum. Não para o seu coração! Uma vida sedentária, sem qualquer tipo de atividade física, encurta o caminho para os problemas cardíacos. Então, mexa-se!
Exercícios físicos regulares tonificam o corpo, reduzem o peso e “queimam” gorduras.
Obesidade
Quanto maior o peso, mais esforço para o coração. Por isso, conscientização alimentar acompanhada de exercícios físicos regulares é um prato cheio para um organismo equilibrado e saudável.
Abuse de verduras, frutas, legumes e esporte!
Fonte: Golden Cross
Sem comentários:
Enviar um comentário