Hipertensão, tabagismo e visão
A hipertensão (pressão alta no sangue) afeta aproximadamente 50 milhões de americanos e 1 bilhão no mundo todo. A hipertensão pode causar sérias complicações como doenças cardíacas e cerebrais.
Estima-se que 46.2 milhões ou 22.6% dos adultos (maiores de 18 anos) são fumantes. O tabagismo pode estar associado a morte por câncer de pulmão e enfisema. Também é fator de risco para outras doenças cardíacas e cerebrais.
Pode o tabagismo ou hipertensão afetar minha visão?
Sim. Ambos tabagismo e hipertensão são fatores de risco para várias condições de risco para a visão, incluindo oclusões vasculares retinianas, neuropatia óptica isquêmica, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade. Esses efeitos podem ser mais intensos em mulheres grávidas e naquelas que usam pílulas anticoncepcionais.
Como a hipertensão e tabagismo afeta meus olhos?
A pressão arterial alta danifica a parede dos vasos sanguíneos. O depósito de placas de gordura ou coágulos nas áreas danificadas podem causar obstrução do vaso sanguíneo. O tabagismo aumenta a viscosidade do sangue, aumentando a chance do depósito de placas e obstrução vascular.
O que é oclusão vascular de retina?
A retina apresenta pequenas artérias e veias. Ambos, artérias e veias podem se tornar estreitadas ou obstruídas pelas placas nas paredes ou por aumento da viscosidade do sangue.
A oclusão arterial de retina causa perda visual rápida em parte ou todo campo visual. Alguma vezes a alteração pode aparecer e desaparecer, durando menos de 5 minutos, até se tornar permanente. A oclusão arterial da retina, que é formada por células similares àquelas do cérebro, funciona com se fosse um infarto no olho.
Quando pouco ou nenhum sangue alcança a retina ela não terá circulação. O dano ocorre em poucas horas. Na maioria dos casos parte da retina pára de funcionar ou “morre” e o dano é permanente. Não há tratamento para restaurar a visão.
A oclusão venosa de retina causa perda de visão mais gradual. A perda visual pode ser leve ou grave, dependendo da quantidade de sangue que consegue sair do olho. Em alguns casos, tratamento com LASER pode ser útil na redução do edema de retina, podendo restaurar parcialmente a visão. Outros tratamentos, incluindo cirurgias experimentais estão sendo investigados.
O que é Neuropatia Óptica Isquêmica?
O nervo óptico transmite imagens da retina para o cérebro. Os vasos que levam sangue para o nervo podem também se tornar obstruídos como resultado do tabagismo ou hipertensão.
A neuropatia óptica isquêmica representa o dano do nervo óptico devido à falta de sangue. Outras doenças como a arterite temporal e outras condições que causam inflamação da parede vascular, também podem causar neuropatia óptica isquêmica.
Fonte: Dra. Luciana Peixoto
Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha
Sem comentários:
Enviar um comentário