quinta-feira, 2 de junho de 2011

RESPIRAR E SILENCIAR...

“Respirar e Silenciar para se Conectar com o Sagrado”

“Respirar é um ato de entrega, de amor incondicional”

O mistério da vida está na dança do inspirar e do expirar.
Quando inspiramos recebemos o alimento divino, o ar, que nos envolve, harmoniza e acalma; e quando expiramos, nos renovamos, renascemos e nos revelamos para a existência. Esse movimento de troca, de pulsação contínua e incansável, nos mantém a conexão com a vida, com o sagrado. Portanto, uma respiração equilibrada, resgata o silencio e nos convida para a dança, para a canção, para a comunhão, enfim, para a celebração que é o próprio Deus.
Em Lc(23.46), Jesus fala: “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito”, e expirou. Entendo que este ato, foi o grande manifesto da sua misericórdia, do seu amor incondicional e eterno para com a humanidade. Respirou, Ressuscitou e Renasceu para uma nova vida. Diante dessa total entrega só posso crer, que inspirar é um ato de abraçar, de acolher, de receber, e expirar é um ato de doação, de amor, de compartilhar, de comunhão.
Atualmente, assumimos um ritmo que não nos pertence, imposto por uma sociedade de consumo, que vem destruindo o nosso verdadeiro ser. E assim, desconectados de nossa essência, nos desarmonizamos, e por conseqüência, adoecemos.

Penso que, para manter uma vida saudável:
. é procurar exteriorizar sempre os seus sentimentos com alguém:
(confidenciar, desabafar, conversar - é uma grande terapia);
. é resgatar a sua confiança:
(entendo que a desconfiança é a falta de fé em si, no outro e em Deus);
. é não viver triste e amargurado:
(manter o bom humor, só traz energias positivas);
. é buscar sempre soluções:
(pessimismo e lamentação, só aumentam os problemas. Somos o que
pensamos. (Pensamento negativo atrai energia negativa);
. é viver o momento presente:
(o passado não mais nos pertence, o futuro é um mistério e o presente
é o estar, é o sentir, é a luz de um novo caminho).





A maioria das pessoas conhece perfeitamente o mecanismo dos seus bens materiais, porém, ao mesmo tempo ignora o seu próprio ritmo vital e desconhece o quanto seu corpo e mente juntos, pode ou não efetuar determinadas tarefas. É preciso silenciar o corpo, para que possa expressar sua linguagem silenciosa e afetiva, que nos comunica quem realmente somos: Música - Movimento - Emoção.
Se ficarmos distantes do silêncio, permanecemos distantes do vínculo interno conosco mesmos, com o nosso verdadeiro ser. Quando decidimos fazer essa jornada de retorno a nossa consciência, nos permitimos também dar passos em direção a nossa verdadeira cura.
Enfim, quando nos conectamos e comungamos nossa essência interna com a nossa grande casa, que é a mãe natureza, estamos cuidando e curando também a nós mesmos e ao planeta.
Portanto, tudo isso é uma alerta, para que despertemos a importância de nos conhecer melhor. Aprender a escutar a si mesmo, é manter em eterna comunhão : Corpo - Mente - Espírito.
Que tenhamos a paz, a harmonia, a tolerância, o perdão e o amor em todas as horas de todos os dias de nossas vidas.
Respire o ar da paz e siga...



Fco. Campêlo Diógenes (Fonoaudiólogo).

Sem comentários:

Enviar um comentário