domingo, 24 de outubro de 2010

Uma estudante

CONFISSÃO DE UMA ESTUDANTE NO AMADURECER

As meninas acham que os meninos só pensam em sexo, adoram repetir a frase: Eles só pensam naquilo. Vivem reclamando que os meninos não têm sentimentos e que não ligam pra nada. Preocupados com o rótulo de insensíveis, eles negam, dizem que não é bem assim, desconversam, defendem-se. Alguns acabam confessando que o primeiro interesse principal é esse mesmo e que depois, com o tempo, aparecem os sentimentos: de amor, de carinho e de respeito. Tenho cuidado por isso tudo, quando pinta um gatinho novo, a gente não sabe se pode confiar. Fico sempre com aquela dúvida - Será que ele está sendo sincero? - Esse questionamento é mais do que normal. Observo bem todo menino que se aproxima de mim, o que ele está querendo, procuro ter um olhar amadurecido, pois isso pode acabar em algo trágico, e depois que acontece acaba impedindo que eu conheça meninos legais de verdade. Aprendendo a observar estou dando tempo a mim mesma para ele mostrar o que quer e, enquanto não me sentir segura, me preservo, mas não preciso ficar toda desconfiada.

Aprendi na escola e na vida que toda essa euforia dos meninos tem uma razão cultural. Por mais que as mulheres já tenham conquistado um grande espaço, existem ainda machismos que permanecem presentes como regras no comportamento masculino. Há uma certa cobrança para que eles sejam durões e não liguem para nada e eles acabam internalizando 100% esse ideal masculino. Quando somos jovens e andamos em turma, fazemos questão de mostrar aquilo que aprendemos como certo para que sejamos mais bem aceitos por nossos amigos. Então, quando os meninos estão em grupos falam muito de sexo, eles, na verdade, estão querendo é se mostrar e se auto-afirmar junto aos amigos da turma. Portanto, nem sempre acredito na imagem que eles passam. Além de existir exagero no comportamento dos meninos quando o assunto é sexo, há também uma questão química que explica muita coisa. Dos 12 aos 20 anos, o organismo dos garotos produz muita testosterona – hormônio masculino - para ajudar na formação do corpo e na transformação do menino em homem maduro. Essa produção de hormônio em excesso, acaba causando um grande desejo sexual que é agravado pela falta de maturidade do sistema reprodutivo, ou seja, o menino, literalmente, fica sem controle do seu estado de excitação. Vele lembrar que muitas vezes julgamos precipitadamente as atitudes dos meninos. O fato de que eles colocam a mão freqüentemente no pênis, por exemplo, não tem nada a ver com desejo sexual. Na maior parte das vezes, eles só estão se sentindo incomodados e querem se ajeitar (ainda que não precisassem fazer isso na nossa frente!).

Resumindo, a maior parte da frieza dos meninos é apenas tipo. Na realidade, um menino é tão capaz de ser carinhoso e sentimental quanto uma menina, só que eles sentem uma dificuldade muito maior de demonstrar isso devido o envolvimento com certos grupos. Existem muitos carinhas legais, basta você saber procurar e valorizar aqueles que você perceber que são mais sinceros e menos exibidos. Vale à pena também relevar - sem nunca deixar que um menino te magoe - uma parte da atitude deles que você sabe que eles fazem só para se mostrar.




AUTOR: Prof. CACS 23/10/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário