segunda-feira, 4 de outubro de 2010

CASA

A instalação elétrica também pode ter o impacto eletromagnético diminuído. As ondas eletromagnéticas são as energias emitidas pelas subestações de linhas de força, por linhas de transmissão e recepção, antenas parabólicas, por repetidoras de celular, por antenas de rádio e TV, por eletrodomésticos, computadores e por muitos outros aparelhos hoje considerados indispensáveis.

Os aparelhos eletrônicos no quarto devem ser evitados. Mas se você insistir em tê-los, faça uso dos filtros, estabilizadores e no-breaks. "Se a luz está acesa significa que há passagem de corrente elétrica para o aparelho. Se há corrente elétrica, há campo eletromagnético artificial, prejudicial à saúde. Por isso, o ideal é tirar da tomada ou usar um filtro de linha que corte o abastecimento elétrico dos aparelhos que ficam no quarto de dormir", aconselha a especialista Aline Mendes.

“As fugas de eletricidade dos aparelhos aumentam o campo eletromagnético dentro da casa”

Fornos de microondas e celulares também são muito prejudiciais. Não acredita? Então preste atenção ao que diz a consultora. "O princípio do forno de microondas é aquecer através do aumento da movimentação dos átomos nas células. O celular usa as microondas e também gera um aumento de temperatura em determinadas partes do corpo, comprovado por pesquisas. A elevação de temperatura causa alterações celulares que podem levar ao câncer, normalmente no cérebro, por ser mais próximo da antena do aparelho, o ponto de maior radiação de microondas". Mas você não precisa deixar o aparelho de lado. "A solução paliativa é usar viva-voz e fones de ouvido. E não use o celular como despertador na mesa de cabeceira, prefira um relógio de bateria", observa.

Quem vive ou trabalha muito próximo das torres de alta tensão, ou de qualquer outra antena transmissora, está incluído na lista de receptores inocentes. "Isso pode muito prejudicial, dada a potência das antenas. A solução é a distância. E não deixe que instalem em seu prédio. Existem moradores que conseguem proibir na Justiça que o condomínio instale pelo princípio da precaução. Se existe risco de dano, você pode se prevenir até que se prove alguma coisa contra ou a favor", alerta Aline Mendes. A especialista aponta o caminho do bem-estar. "Quando for comprar ou alugar um novo imóvel, certifique-se de que não haja transformadores, destes que ficam nos postes, a menos de 80 metros do imóvel. E que não tenha subestações ou torres de alta-tensão a menos de 500 metros".

Outra dica é melhorar a ventilação onde há muito eletromagnetismo. Isso pode ser conseguido utilizando plantas como orquídeas e bromélias. Ou seja, trate de providenciar um belo arranjo para onde há computadores, aparelhos de som, TV. "As fugas de eletricidade dos aparelhos aumentam o campo eletromagnético dentro da casa", avisa a arquiteta.

A estrutura da casa é outro ponto que merece atenção. Deve ser elaborada de forma a tirar o melhor proveito da natureza: sons, temperatura, ventilação... Mas a geobiologia também pode interferir na escolha dos materiais para construção, priorizando os naturais. "Muitas dessas coisas já são levadas em consideração hoje, mas isso faz parte do nosso trabalho", conta Aline.

E quando a casa já está pronta? Há solução? A resposta é sim. "Tentamos, nesse caso, neutralizar o que encontramos de nocivo. Isso vai desde o posicionamento dos móveis até inclusão de material natural em diferentes partes do imóvel", diz a especialista. Quer exemplos? Uma simples camada de fibra natural (algodão, palha ou cortiça) pode neutralizar a influência das energias telúricas. A limpeza bem feita pode dar adeus à poeira da casa, que, segundo Aline Mendes, prejudica a qualidade do ar interno.

Os ambientes doentes são aqueles onde o fluxo energético está obstruído, estagnado ou poluído. Diante disso, as pessoas que freqüentam tal local acabam sendo contaminadas também. E como o corpo humano é capaz de reagir à presença de certas energias, muitas vezes desconhecidas, emitidas até mesmo pelo solo e subsolo, os efeitos são os mais diversos: depressão, dores de cabeça, distúrbios de sono, brigas e discussões, estagnação e dificuldade profissional, estresse e retenção de líquidos, só para citar alguns. Portanto, cuide-se.
www.bolsademulher.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário