quinta-feira, 28 de abril de 2011

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Contaminação radioativa de Fukushima

Para quê uma guerra? Se através de um terremoto provocado por HAARP seguido de um “acidente nuclear”, pode-se destruir um país inteiro e contaminar milhões de pessoas e o seu ecossistema? É assim que a Tirania Babilônica trabalha.

O desastre nuclear de Fukushima apresenta uma contaminação radioativa equivalente à 2.000 bombas atômicas de 500 quilotoneladas. Cada uma destas bombas são 33 vezes maiores do que a bomba americana que destruiu Hiroshima em 1945.

É como se todo o mundo estivesse em guerra: mas sem explosões, sem incêndios. Cada pedacinho de radiação está entrando no meio ambiente, o equivalente a 10 partículas radioativas espalhadas pelo ar, para cada pessoa do planeta, criando uma reação em cadeia letal.

As autoridades responsáveis pela usina disseram que talvez resolvam a situação dentro de seis a nove meses.

Fonte: Veterans Today

terça-feira, 26 de abril de 2011

Excesso de Sódio na Comida...

Uma bela macarronada com molho a bolonhesa, bife empanado e salada bem temperada de entrada. Este cardápio saboroso provavelmente esteve presente em muitos dos seus almoços, não é? Parece que o segredo da boa comida está no tempero. Mas será que este prato não está carregando mais sódio do que deveria? O mineral regula as funções do organismo, como o ritmo cardíaco e o volume de sangue no corpo, porem se for consumido em excesso pode ser um gatilho para doenças cardiovasculares, como hipertensão e infarto.

A principal fonte de sódio é o sal de cozinha, mas ele está presente em muitos outros alimentos, sejam eles naturais ou industrializados, pois é um conservante natural. E o principal: não é por que o alimento é salgado que tem muito sódio. Uma pesquisa do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia ouviu mais de 1.200 hipertensos e descobriu que 93% deles não sabem fazer a relação entre o sal e o sódio descrito nas embalagens dos alimentos. E 75% deles nem sequer lêem os rótulos. Isso porque o mineral fica camuflado.

Isoladamente o sódio não tem sabor, mas poucos sabiam disso. Geralmente os médicos costumam recomendar a redução do sal para as pessoas com hipertensão porque ele é a principal fonte de sódio. Para se ter uma ideia do quanto de sal tem em um alimento, é só multiplicar o valor do sódio no rótulo por 2,5. Um alimento com 500 mg de sódio representa 1,25 g de sal, por exemplo. No entanto, o sal não é a única forma de encontrarmos o mineral. Recentemente a Anvisa chegou a discutir a opção de acrescentar aos rótulos a quantidade de sal, em vez da de sódio, porém, isso não foi levado a diante justamente por ter alguns alimentos que apresentam sódio, mas não sal, como é o caso do leite, por exemplo.

De acordo com dados da OMS, a população brasileira consome duas vezes mais sódio do que o recomendado. Para adultos, o consumo diário do mineral deve ser de 4g, o equivalente a uma colher de sobremesa. "O sódio precisa estar em equilíbrio com o potássio, caso contrário pode desencadear doenças cardiovasculares. Além disso, como o mineral compete com o cálcio, o uso abusivo de sódio pode levar a menor absorção de cálcio, gerando problemas como osteoporose e raquitismo, entre outros", explica a nutricionista Eliane Cristina de Almeida, da Unifesp.

Por estar presente em muitos alimentos, o mineral acaba se tornando uma ameaça para a saúde organismo, na medida em que não conseguimos fazer um controle maior do quanto estamos consumindo. Se é difícil seguir esse padrão, podemos pelo menos, diminuir consideravelmente o consumo de sódio se aprendermos a olhar rótulos.
Andressa Basílio

domingo, 24 de abril de 2011

Domingo de Páscoa

Domingo da Páscoa (Vida Nova)

Não existe caminho novo, mas nova forma de caminhar. Após esta caminhada da Quaresma até a Páscoa, tive a certeza de que nunca deve- mos cruzar os braços diante da vida, mas abri-los sempre. Quando abri- mos nossos braços estamos também abrindo nossos corações para o Uni- verso, para o Sagrado, para uma nova Vida. Por sua vez, o Universo nos estimula a redescobrir, renascer e despertar o Amor de Deus por nós.
A prova maior está na crucificação de Jesus Cristo, Ele abriu os braços para nos salvar, nos proteger e nos acolher para sermos luz, ser- mos mensagens e mensageiros da sua doutrina. A cruz simboliza o sinal de mais, é soma, é união, é pacificação; é um convite para conviver e sobreviver.
Sobreviver: é continuar a ser, a existir, a resistir, a renascer. Nascemos e morremos a cada instante (nossas células se renovam a cada segundo).
Conviver: é fortalecer as relações íntimas com o(s) outro(s), é estabele- cer o vínculo, consigo mesmo, com o outro e com a totalidade.
Cuidado! Estamos mergulhados numa sociedade de consumo, ego- ísta, que visa só o prazer da matéria, da beleza do ter das coisas. Sabe-mos que tudo isto é passageiro, envelhecem e morre. Fiquemos atentos!
Para finalizar: tristezas e desânimos são coisas do passado ( não mais nos pertence); esperança, otimismo e fé, é o alimento indispensável para a existência, humana, é o presente; e o futuro depende das nossas boas ações no presente. Se plantarmos sementes ruins, iremos colher frutos ruins.. Pensemos nisto!!!
Tenham uma boa e nova semana abençoada por Deus.
F.C.Diógenes - 24 de abril de 2011.