terça-feira, 7 de junho de 2011

Uso do Celular... O que os Cientistas dizem...

Você já imaginou sair de casa sem levar o telefone celular? Para muita gente, está cada vez mais difícil desapegar do aparelho. No entanto, o uso frequente do celular levanta questões sobre os possíveis problemas que os sinais emitidos por ele podem causar à saúde do nosso organismo. Na última semana, a Organização Mundial da Saúde levantou a polêmica novamente ao classificar o celular como "possivelmente cancerígeno", mesma atribuição dada ao chumbo e ao clorofórmio.

Uma equipe de 31 cientistas de 14 países, incluindo Estados Unidos, tomou a decisão depois de analisar estudos revisados por especialistas sobre a segurança de telefones celulares. Essas pesquisas mostraram que pessoas que usam celular durante mais de 30 minutos pode dia por mais de dez anos têm risco maior de câncer no cérebro. Os cientistas dizem que essas provas são suficientes para classificar a exposição como "possivelmente cancerígena para os seres humanos". Muitas instituições da ONU já aconselham seus funcionários a usar telefones celulares com menos frequência.

Além do câncer, os cientistas estão preocupados com outros riscos que esse aparelho pode trazer. Um estudo recém-divulgado pela Universidade de Viena afirma que as pessoas que usam o celular 10 minutos por dia, e que fazem isso há pelo menos quatro anos, têm 70% mais chances de desenvolver zumbido crônico no ouvido. E os problemas não param por aí: até a fertilidade masculina pode ser afetada pelas ondas emitidas pelo celular.

Segundo um estudo do Centro de Pesquisa Reprodutiva dos Estados Unidos, em Cleveland, o celular estaria relacionado com a infertilidade masculina por aumentar a temperatura dos testículos. E o problema ocorreria justamente porque a maiorias dos homens guarda o aparelho no bolso da calça, próximo aos testículos. Os pesquisadores descobriram que os homens que usavam o celular mais de quatro horas por dia tinham sua produção de espermatozoides diminuída em 50%.
celular sobre a mesa- Fotogetty

Mas como essa tecnologia começou a ser utilizada em grande escala há menos de 20 anos, ainda faltam mais estudos que cheguem a resultados claros sobre os efeitos que o celular pode causar no corpo humano em longo prazo. Mas já dá para ter uma boa ideia que é preciso usá-los de forma consciente.
Como o celular interfere no nosso organismo?

Os aparelhos móveis emitem um sinal conhecido como ondas de rádio ou ondas eletromagnéticas. É o mesmo princípio dos aparelhos de rádio. Essas ondas invisíveis penetram em nosso corpo, podendo causar mudanças sutis no funcionamento das células.

A maior preocupação até agora tem sido o possível aumento de temperatura do organismo causado pela exposição a essas ondas. Na frequência certa, elas causam uma agitação nas moléculas de água, aumentando a temperatura interna de qualquer organismo celular que tenha água em sua composição. É essa a lógica de funcionamento dos aparelhos de micro-ondas para esquentar alimentos rapidamente.
Mulher com celular - Fotogetty
Risco de tumores

Além do aumento de temperatura no interior do corpo, há dúvidas sobre a influência que as ondas eletromagnéticas provocam no desenvolvimento de tumores, já que essas ondas poderiam ser radioativas e mudar o funcionamento das células. "Não há nenhum estudo em grande escala que comprove que o uso de celulares deixe as pessoas mais propensas a desenvolver qualquer tipo de tumor", esclarece Mário Sérgio Lei Munhoz, chefe do departamento de otoneurologia na Universidade Federal de São Paulo, que estuda os efeitos do celular no aparelho auditivo e no cérebro humano. "Nos Estados Unidos estão sendo feitas pesquisas mais completas sobre o assunto, mas elas só serão concluídas daqui a no mínimo três anos. Até aqui, o máximo que observamos foram casos isolados, que não apresentam características que consigam provar qualquer tipo influência especifica dos celulares". Mesmo com esses estudos ainda incompletos, a OMS optou por classificar o celular como um possível causador de tumores.

Além disso, a influência que nós sofremos desses tipos de sinais não fica restrita ao uso de celulares. As antenas de emissoras de rádio e das próprias companhias de telefonia nos bombardeiam constantemente com esses tipos de ondas. Por isso a influência dos celulares é difícil de ser detectada. "Uma pessoa que frequenta todo dia a Avenida Paulista, por exemplo, está muito mais exposta a esse tipo de onda do que uma pessoa que usa celular diariamente", explica Munhoz.
Influência no marca-passo

Outra dúvida comum sobre o celular é se suas ondas eletromagnéticas podem prejudicar o funcionamento do marca-passo, um pequeno aparelho que controla as batidas do coração por meio de estímulos elétricos em certo intervalo de tempo.

Segundo o cardiologista Paulo de Tarso Jorge Medeiros, do hospital Beneficência Portuguesa, e membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o uso de aparelhos que emitem esse tipo de onda por pessoas que usam marca-passo não é proibido. "Antigamente havia uma preocupação maior com as ondas eletromagnéticas dos celulares. Hoje em dia, os avanços nas tecnologias dos dois aparelhos impedem que o celular cause um dano irreversível ou fatal ao paciente. Vários celulares inclusive possuem um selo avisando que as ondas que ele emite não afetam o marca-passo."

A influência que nós sofremos desses tipos de sinais não fica restrita ao uso de celulares As antenas de emissoras de rádio nos bombardeiam constantemente com esses tipos de ondas

No entanto, a Sociedade Brasileira de Cardiologia faz algumas recomendações para as pessoas que usam o aparelho cardíaco. "Há apenas duas recomendações para esse tipo de paciente: que elas não coloquem o celular no bolso da camisa e que sempre segurem o celular com o braço oposto que se encontra o marca-passo, para diminuir o contato entre os dois aparelhos", diz Medeiros.

Os pacientes que usam marca-passo devem evitar ficar próximos de ímãs muito potentes, que podem mudar o funcionamento do aparelho cardíaco. Além disso, máquinas de ressonância magnética, que interferem no marca-passo e podendo até tirá-lo do lugar em que foi colocado, causando problemas sérios para o coração do paciente.
Bactérias no celular

Assim como no teclado de computadores e telefones, os botões dos celulares também acumulam muitas impurezas. Uma pesquisa no Brasil feita em 2007 pelo biomédico Roberto Figueiredo, que ficou conhecido como Dr. Bactéria quando tinha um quadro no programa Fantástico, provou que há mais bactérias nos celulares do que em solas de sapatos.

Figueiredo coletou amostras dos botões dos telefones e as comparou com amostras tiradas da parte de baixo dos sapatos. Depois de uma análise feita em laboratório, ficou provado que a quantidade de organismos que podem causar doenças é maior nos aparelhos eletrônicos do que nos calçados.

Outra pesquisa feita na Irlanda pela Craigavon Area Hospital Group Trust mostrou que 96% dos 200 celulares analisados tinham a presença de bactérias e outros organismos causadores de doenças como a gripe e a pneumonia. Devido à proximidade do celular com a boca, olhos, nariz e ouvidos, o problema se torna ainda mais grave.

Como usar de modo saudável

Se você está preocupado com o uso do celular, e que evitar possíveis problemas, aqui estão cinco dicas simples para diminuir as influências que ele pode causar, publicadas pela International EMF Collaborative, um grupo de estudiosos dos Estados Unidos e do Reino Unido que estuda os efeitos do celular em nosso organismo.

1-Mande mais mensagens: Procure falar menos. Não é preciso colocar o celular no ouvido para deixar um recado ou para falar poucas palavras. Quando precisar fazer isso, mande uma mensagem de texto. Digitando um texto você afasta o aparelho de perto de sua cabeça, e diminui o contato do seu cérebro com as ondas eletromagnéticas.

2- Use o viva-voz: Se o seu celular tiver essa opção, coloque ele no viva-voz durante a ligação. Quanto maior a distância entre a orelha e o celular, menor a chance dos ouvidos serem prejudicados pelo volume do fone.

3- Mude o ouvido: Se a ligação está durando muito, mude o lado que está em contato com o celular de 30 em 30 segundos. Esse intervalo é suficiente para que não haja o aquecimento e diminui as chances de ter problemas auditivos.

4- Limpe-o com álcool gel: Para desinfetar o teclado do celular, basta passar um pano com um pouco de álcool gel, aquele que ficou famoso durante o surto da gripe suína. Esse desinfetante evapora rapidamente, e se usado sem exageros, não danifica o funcionamento de aparelhos eletrônicos.

5- Fale menos ao celular: Se possível, não faça conversas longas nesse aparelho. Se alguém ligar, peça para entrar em contato com o telefone fixo ou avise que ligará mais tarde. Não custa tentar.

www.minhavida.com.br

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Brasil. Divida Interna, Perigo à Vista

Brasil, rumo a bancarrota

Dívida Interna: Perigo à vista

Autor: Waldir Serafim

A dívida interna do Brasil, que montava R$ 892,4 bilhões quando Lula assumiu o governo em 2003, atingiu em 2009 o montante de R$ 1,40 trilhão de reais e, segundo limites definidos pelo próprio governo, poderá fechar 2010 (fechou e já ultrapassou) em R$ 1,73 trilhão de reais, quase o dobro. Crescimento de 94% em oito anos de governo.

Para 2010, segundo Plano Nacional de Financiamento do Tesouro Nacional, a necessidade bruta de financiamento para a dívida interna será de R$ 359,7 bilhões (12% do PIB), sendo R$ 280,0 bilhões para amortização do principal vencível em 2010 e R$ 79,7 bilhões somente para pagamento dos juros (economistas independentes estimam que a conta de juros passará de R$ 160,0 bilhões em 2010). Ou seja, mais uma vez, o governo, além de não amortizar um centavo da dívida principal, também não vai pagar os juros. Vai ter que rolar o principal e juros. E a dívida vai aumentar.

A dívida interna tem três origens: as despesas do governo no atendimento de suas funções típicas, quais sejam, os gastos com saúde, educação, segurança, investimentos diversos em infraestrutura, etc.. Quando esses gastos são maiores que a arrecadação tributária, o que é recorrente no Brasil, cria-se um déficit operacional que, como acontece em qualquer empresa ou família, terá que ser coberto por empréstimos, os quais o governo toma junto aos bancos, já que está proibido, constitucionalmente, de emitir dinheiro para cobrir déficits fiscais, como era feito no passado. A segunda origem são os gastos com os juros da dívida. Sendo esses muito elevados no Brasil, paga-se um montante muito alto com juros e os que não são pagos é capitalizado, aumentando ainda mais o montante da dívida. A terceira causa decorre da política monetária e cambial do governo: para atrair capitais externos ou mesmo para vender os títulos da dívida pública, o governo paga altas taxas de juros, bem maior do que a paga no exterior, e com isso o giro da dívida também fica muito alto.

A gestão das finanças de um governo assemelha-se, em grande parte, a de uma família. Quando faz um empréstimo para comprar uma casa para sua moradia, desde que as prestações mensais caibam no seu orçamento familiar, é visto como uma atitude sensata. Além de usufruir do conforto e segurança de uma casa própria, o que é um sonho de toda família, depois de quitado o empréstimo restará o imóvel. No entanto, se uma família perdulária usa dinheiro do cheque especial para fazer uma festa, por exemplo, está, como se diz na linguagem popular, almoçando o jantar. Passado o momento de euforia, além de boas lembranças, só vai ficar dívidas, e muito pesadelo, nada mais.

No caso, o Brasil está mais assemelhado ao da família perdulária: gastamos demais, irresponsavelmente, e entramos no cheque especial. Estamos pagando caro por isso. Como o governo não está conseguindo pagar a dívida no seu vencimento, e nem mesmo os juros, ao recorrer aos bancos para refinanciar seus papagaios, está tendo de pagar um “spread” (diferença entre a taxa básica de juros, Celic, e os juros efetivamente pagos) cada vez mais alto (em 2008 no auge da crise, o governo chegou a pagar um “spread” de 3,5% além da Celic). E isso, além de aumentar os encargos da dívida, é um entrave para a queda dos juros, por parte do Banco Central.

O governo tornou-se refém dos bancos: precisa de dinheiro para rolar sua dívida e está sendo coagido a pagar juros cada vez mais altos (veja os lucros dos bancos registrados em seus balanços). Em 2009, em razão das altas taxas de juros pagas, o montante da dívida cresceu 7,16% em relação ao ano anterior, mesmo o PIB não registrando qualquer crescimento.
O problema da dívida interna não é somente o seu montante, que já está escapando do controle, mas sim qual o destino que estamos dando a esses recursos. Como no caso da família que pegou empréstimo para comprar uma casa própria, se o governo pega dinheiro emprestado para aplicar em uma obra importante: estrada, usina hidroelétrica, etc. é defensável. É perfeitamente justificável que se transfira para as gerações futuras parte do compromisso assumido para a construção de obras que trarão benefício também no futuro.

Mas não é isso que está acontecendo no Brasil. O governo está gastando muito e mal. Tal qual a família perdulária, estamos fazendo festas não obras. Estamos deixando para nossos filhos e netos apenas dívidas, sem nenhum benefício a usufruir. Deixo para o prezado leitor, se quiser, elencar as obras que serão deixadas por esse governo.

Fonte: http://www.ecocidio.com.br/ e http://alistadosbons.blogspot.com/2011/05/so-noticias-divida-interna-perigo-vista.html

domingo, 5 de junho de 2011

Lição de Otimismo

Eu posso chorar,
Mas quem irá notar
Que minhas lágrimas são de dor?
Eu posso gritar,
Mas quem saberá
Que meus gritos são pedidos de socorro?
Eu posso correr,
Mas quem irá acreditar
Que estou correndo atrás do tempo perdido?
Eu posso rezar,
Mas quem confiará que em preces
Pode um destino mudar?
Eu posso me esconder,
Mas não irão me encontrar.
Eu posso dormir,
Mas ninguém irá me acordar.
Eu posso dançar, cantar!
Mas quem irá me aplaudir?
Eu posso me deprimir,
Mas quem irá me salvar da solidão?
Eu posso pular no abismo,
Mas quem criará asas para me salvar?
Eu posso fechar os olhos,
E ver uma luz...
A luz que cobre a mais inocente criatura...
Um Anjo!!!
Desconheço o Autor

sábado, 4 de junho de 2011

Nunca desista...

Nunca diga que algo é impossível As coisas são no máximo improváveis Mas nunca são impossíveis.

Nunca desista antes de tentar E, se você for se arrepender de algo, Não se arrependa do que você fez E sim do que você deixou de fazer Porque tentar e errar, é ao menos aprender Enquanto nem mesmo tentar, é desperdício.

Não desperdice nenhuma chance da sua vida Afinal, a sorte não bate todo dia à sua porta

Tenha discernimento para saber o que é certo E o que é errado, Tenha sua própria cabeça Não se deixe influenciar, Mas saiba ouvir sempre a opinião dos outros E saiba admitir seus erros.

Seja humilde E sempre fiel a Deus Você é um dos soldados dele E está aqui em busca da felicidade Da sua e da dos outros.

Procure-a, Ela está dentro de você! E você com certeza a merece!

Corra atrás de seus sonhos Porque sem eles não chegamos a lugar nenhum Não se conforme Vá atrás do que você quer LUTE!!!!

A vida é bela e as esperanças nunca devem acabar Assim como também não deve acabar O amor que existe dentro de nós.

Saiba sobreviver às tristezas, Saiba se erguer após cada queda E saiba amar sem medo Pois o medo não nos traz nada Apenas leva....

Saiba se entregar por inteiro Abaixar todos os escudos e dizer: EU ME RENDO!

Ame de corpo e alma Mesmo que depois esse amor acabe Aproveite cada momento Cada segundo do seu viver, Pois, é como dizem, No fim, o que conta, não são os anos de sua vida E sim, a vida em seus anos. Então, espero sempre que seus anos Sejam cheios de vida.

Não deixe morrer esse anjo que há dentro de você Esse anjo chamado AMOR Esse anjo que dá toda a luz necessária para a nossa vida Deixe ele livre para reinar em seu coração Pois só assim seu espírito continuará livre do mal E, se você tiver a sua alma protegida por esse anjo Nada de ruim vai lhe tocar Pois você estará sempre ao lado de Deus.

Não tenha ódio por ninguém, Mesmo que desejem o pior pra você Pois, se você tiver ódio, seu escudo cai E, ai sim, poderão lhe atingir Tenha apenas pena dessas pessoas Pois elas mataram o anjo que existia em seus interiores E se esqueceram que somos todos iguais, Filhos de Deus, E que merecemos respeito, carinho, amor e felicidade

Toda vez que você passar por algum momento difícil, Erga sua cabeça, Olhe para o céu E diga:
O Senhor está comigo e vai me ajudar!

Porque essa é a realidade, ELE sempre estará nos ajudando Só que às vezes ficamos surdos à sua ajuda E não percebemos o quanto ELE nos ama Chegamos até ao ponto de pensar que ele nos abandonou Quando, na verdade, nós que O abandonamos.

Reze, e agradeça, pois ELE nos deu o maior presente de todos:

A VIDA!
Desconheço o Autor

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Otimismo

Avance sempre
Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar. Mas é importante não parar. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso.
Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena.
Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios.
Continue andando e fazendo.
O que parecia fora de alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se você continuar movendo-se para frente.
A cada momento intenso e apaixonado que você dedica a seu objetivo, um pouquinho mais você se aproxima dele.
Se você pára completamente é muito mais difícil começar tudo de novo.
Então continue andando e fazendo. Não desperdice a base que você já construiu. Existe alguma coisa que você pode fazer agora mesmo, hoje, neste exato instante.
Pode não ser muito mas vai mantê-lo no jogo.
Vá rápido quando puder. Vá devagar quando for obrigado
Desconheço o autor

quinta-feira, 2 de junho de 2011

RESPIRAR E SILENCIAR...

“Respirar e Silenciar para se Conectar com o Sagrado”

“Respirar é um ato de entrega, de amor incondicional”

O mistério da vida está na dança do inspirar e do expirar.
Quando inspiramos recebemos o alimento divino, o ar, que nos envolve, harmoniza e acalma; e quando expiramos, nos renovamos, renascemos e nos revelamos para a existência. Esse movimento de troca, de pulsação contínua e incansável, nos mantém a conexão com a vida, com o sagrado. Portanto, uma respiração equilibrada, resgata o silencio e nos convida para a dança, para a canção, para a comunhão, enfim, para a celebração que é o próprio Deus.
Em Lc(23.46), Jesus fala: “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito”, e expirou. Entendo que este ato, foi o grande manifesto da sua misericórdia, do seu amor incondicional e eterno para com a humanidade. Respirou, Ressuscitou e Renasceu para uma nova vida. Diante dessa total entrega só posso crer, que inspirar é um ato de abraçar, de acolher, de receber, e expirar é um ato de doação, de amor, de compartilhar, de comunhão.
Atualmente, assumimos um ritmo que não nos pertence, imposto por uma sociedade de consumo, que vem destruindo o nosso verdadeiro ser. E assim, desconectados de nossa essência, nos desarmonizamos, e por conseqüência, adoecemos.

Penso que, para manter uma vida saudável:
. é procurar exteriorizar sempre os seus sentimentos com alguém:
(confidenciar, desabafar, conversar - é uma grande terapia);
. é resgatar a sua confiança:
(entendo que a desconfiança é a falta de fé em si, no outro e em Deus);
. é não viver triste e amargurado:
(manter o bom humor, só traz energias positivas);
. é buscar sempre soluções:
(pessimismo e lamentação, só aumentam os problemas. Somos o que
pensamos. (Pensamento negativo atrai energia negativa);
. é viver o momento presente:
(o passado não mais nos pertence, o futuro é um mistério e o presente
é o estar, é o sentir, é a luz de um novo caminho).





A maioria das pessoas conhece perfeitamente o mecanismo dos seus bens materiais, porém, ao mesmo tempo ignora o seu próprio ritmo vital e desconhece o quanto seu corpo e mente juntos, pode ou não efetuar determinadas tarefas. É preciso silenciar o corpo, para que possa expressar sua linguagem silenciosa e afetiva, que nos comunica quem realmente somos: Música - Movimento - Emoção.
Se ficarmos distantes do silêncio, permanecemos distantes do vínculo interno conosco mesmos, com o nosso verdadeiro ser. Quando decidimos fazer essa jornada de retorno a nossa consciência, nos permitimos também dar passos em direção a nossa verdadeira cura.
Enfim, quando nos conectamos e comungamos nossa essência interna com a nossa grande casa, que é a mãe natureza, estamos cuidando e curando também a nós mesmos e ao planeta.
Portanto, tudo isso é uma alerta, para que despertemos a importância de nos conhecer melhor. Aprender a escutar a si mesmo, é manter em eterna comunhão : Corpo - Mente - Espírito.
Que tenhamos a paz, a harmonia, a tolerância, o perdão e o amor em todas as horas de todos os dias de nossas vidas.
Respire o ar da paz e siga...



Fco. Campêlo Diógenes (Fonoaudiólogo).

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Hoje...

H O J E!!!!!

Aproveite este dia
E ame com todas as forças do seu coração, sem restrições,
sem ver defeitos e tristezas.Amar é ser feliz.
O amor é como a flor,
Quanto mais você gosta dela
Mais quer sentir o perfume.
Sorry, your browser doesn't support Java(tm).
Não espere que a melhoria,
Prosperidade e bem-estar
Caiam do céu milagrosamente,
Sem fazer força.
Sorry, your browser doesn't support Java(tm).
Tudo tem o preço da conquista,
Da busca, da participação, do esforço.
É fortíssima a energia que você tem,
Ainda não explorada pelo seu pensar,
E muitas são as suas possibilidades
De crescer e conquistar
O que mais quer ou precisa,
Chegando à felicidade.
Sorry, your browser doesn't support Java(tm).
A sorte sorri
Para os que usam
Os talentos que têm.
Desconheço o autor