sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz 2011...

Ano-novo: 5

Recados Animados de Ano Novo

Mensagem para sua vida...

Versículo

Assim diz o Senhor, aquele que fez um caminho pelo mar, umavereda pelas águas violentas … “Esqueçam o que se foi; nãovivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela jáestá surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrirum caminho e riachos no ermo.”-- Isaías 43:16,18-19 PENSAMENTO:O ano foi concluído, acabou, passou. Não podemos revivê-lo oudesfazê-lo. Não podemos descansar na grande distância que nostrouxe. Se o dia de amanhã clarear, será um outro dia, uma novaoportunidade, e a vez de mostrar nossa fé em Jesus como Senhor.Continuemos adiante, sabendo que Deus já habita o futuro, epromete nos dar refrigério na nossa jornada lá. ORAÇÃO:Senhor de toda a eternidade, por favor ajude-me a aprender dosmeus erros neste ano que se passou, mas a não me deter neles. Porfavor, ajude-me a não descansar nas minhas conquistas do anopassado, mas a usá-las para expandir seu trabalho em mim eatravés de mim. Por favor ajude-me a não discutir com aqueles queme feriram ontem, no mês passado, ou neste ano que passou. Aoinvés disto, ó Pai, guie-me em seus caminhos, e ajude-me a versuas obras poderosas neste próximo ano. No nome de Jesus e peloseu poder eu lhe peço. Amém. [*** Muito obrigado pelo seu apoioao site em 2010. Que 2011 seja um ano repleto de bênçãos doSenhor para você. E que toda honra e glória sejam dadas a Jesus!] http://www.iluminalma.com/dph/4/1231.html

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Amigos para Todos os Momentos

7 dicas para evitar o estresse do fim do ano

Todo ano, nesta época de festividade é comum vivenciarmos as seguintes experiências: enfrentar shoppings, lojas e supermercado superlotados, ruas invadidas por uma multidão de pessoas apressadas, trânsito caótico, gritos dos camelôs, inúmeros convites para festas de confraternização, confusões familiares a respeito da ceia natalina e uma comilança desenfreada que acaba resultando em quilos a mais na balança.

Como resultado disso temos um elevado grau de estresse, ansiedade, pânico e depressão nas pessoas.

Mas então, como fazer para superar essa fase sem que ocorram desgastes físicos e psicológicos?

Mudando a maneira como nos relacionamos e vivenciamos essas experiências.

Aqui vão algumas dicas para encarar melhor essa época do ano.


Reserve alguns minutos do dia para relaxar, ouvir uma música, praticar esportes, passear no parque e dedicar-se a atividades que lhe dão prazer1- Tudo bem que contra o trânsito e a multidão nas ruas não há solução, mas o importante é procurar manter a paciência e ao sair de casa conscientizar-se de que haverá alguns transtornos, mas que eles não serão suficientes para atrapalhar o seu dia e acabar com a sua felicidade.

2- Quanto às confraternizações, compareça somente aquelas cujas pessoas presentes você tenha um grande carinho e amizade, pois qual é o sentido de ir a uma festa de confraternização para criticar o cardápio, o local e as pessoas presentes?

3- Os conflitos com a família devem ser contornados com muita diplomacia e cuidado para que você não extravase nos outros o seu estresse e nervosismo. Procure ser tolerante com as diferenças de opinião e ao invés de ficar alimentado discussões, aja de forma conciliadora, afinal não vale a pena afastar-se de alguns membros da família por teimosia e intransigência de opinião.

4- Se há divergências sérias na família, nas quais você não esteja envolvido, combine o almoço com um e o jantar com outro, para que você não sofra por não rever os parentes e nem compre uma briga que não é sua.

Saiba Mais
Respirar bem acalma os pensamentos

Exercícios diminuem a tensão

Acorde mais cedo e relaxe

5- Com relação aos excessos na comida, procure transmitir o prazer de saborear um doce ou um assado, pelo prazer da companhia da sua sobrinha, avó, tio e neto que você tanto gosta. Encare a comida como coadjuvante e não como atração principal da festa.

6- Se mesmo assim você não conseguir resistir às tentações e achar que somente um pedaço é pouco, lembre-se que independentemente da quantidade que você comer, a rabanada ou o panetone irão acabar e você em algum momento terá que parar de comer. Então, porque não se deliciar com apenas uma fatia como se ela fosse a última?

7- Por fim, reserve alguns minutos do dia para relaxar, ouvir uma música, praticar esportes, passear no parque e dedicar-se a atividades que lhe dão prazer, afinal você merece essa recompensa após um ano de muito trabalho e realizações.

Milena Lhano
Especialidade: Terapia floral e fitoterapia

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A história de uma criança...

Dois na Manjedoura - A história de uma criança que abre o nosso coração

Em 1994, dois americanos foram convidados pelo Departamento de Educação do governo russo para uma série de palestras sobre ética e moral, baseadas nos princípios bíblicos. Eles deveriam falar para os homens de negócios, os sentenciados nas prisões, os bombeiros e também num grande orfanato, para, pelo menos, cem jovens que, além de serem órfãos e abandonados, haviam sofrido abusos sexuais. Os dois americanos relataram a seguinte história:

O Natal de 1994 estava próximo, e fomos a um orfanato, onde, pela primeira vez, os órfãos que ali viviam ouviriam a tradicional história de Natal. Contamos que José e Maria chegaram a Belém e não encontraram lugar nas hospedarias para passarem a noite. Eles foram, então, para um estábulo, onde Jesus nasceu e foi colocado numa manjedoura.

Durante a narração, as crianças e os funcionários ficaram boquiabertos, não perdendo uma palavra sequer. Ao completar a história, demos a cada uma das crianças três pequenos pedaços de cartolina e também pedaços de guardanapos coloridos, para que fizessem uma rude manjedoura. Seguindo as instruções, dobraram a cartolina e colocaram tiras de papel em lugar da palha. Pequenos pedaços de flanela serviram de cobertura para o Recém-Nascido.

Os órfãos estavam ocupados na montagem da manjedoura, e, então, começamos a caminhar por entre eles, verificando se precisavam de ajuda. Chegamos a uma mesa onde vimos o pequeno Misha, que nos aparentou ter seis anos de idade e que já havia terminado o seu projeto. Quando olhamos para a manjedoura, ficamos surpresos, pois, no lugar de um, vimos dois bebês. Imediatamente, chamamos o intérprete para perguntar ao menino por que ele colocou dois nenenzinhos na manjedoura. O pequeno Misha cruzou os braços diante de si e, olhando fixamente para a manjedoura, repetiu seriamente toda a história. Para uma criança que havia ouvido a história pela primeira vez, ele relatou os acontecimentos com grande precisão, até que chegou à parte na qual Maria colocara Jesus na manjedoura. Então, Misha construiu a sua própria história e concluiu-a assim:

“Quando Maria colocou a criança na manjedoura, Jesus olhou para mim e perguntou se eu tinha um lugar para ficar. Eu disse que não tinha nem pai nem mãe e nenhuma casa para ficar. Então, Jesus me disse: ‘Fica Comigo’. Eu respondi que não podia, porque não tinha nenhum presente para dar a Ele, como os magos o fizeram”.

E continuou: “Mas eu queria ficar com Jesus e pensei que talvez fosse um presente se eu me deitasse também na manjedoura para aquecê-lo. E perguntei: ‘Se eu aquecê-Lo, será isso um presente?’ E Jesus respondeu: ‘Se você Me aquecer, será o melhor presente que alguém poderá Me dar’. Assim, entrei na manjedoura e Jesus me disse: ‘Você pode ficar Comigo para sempre’”.

Assim que Misha terminou sua história, seus olhos estavam cheios de lágrimas, que escorriam pela sua face, e seus ombros eram sacudidos pelos soluços. Colocou as mãos no rosto e debruçou-se sobre a mesa. O pequeno órfão havia encontrado, espiritualmente, alguém que não o abandonaria, tampouco abusaria dele.


A história acima toca profundamente o nosso coração e deixa lições expressivas. A esperança, o conforto e a segurança de Misha foram encontrados numa pessoa: Jesus! O Filho de Deus, o verdadeiro presente dado à humanidade: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (João 3:16). Por isso, Jesus, e não o Papai Noel, é a razão da celebração do Natal. O pequeno órfão, ao querer aquecer Jesus, foi por Ele aquecido. Assim é conosco: quando amamos e servimos o próximo, é porque antes fomos amados por Deus, que aquece o nosso coração.

O objetivo dessa pequena história, é lembrar que para fazermos caridade não precisa ter dinheiro e que dar presente não significa dar objetos ou qualquer coisa de valor material. Celebrar o natal significa comemorarmos o nascimento de Jesus Cristo e não tem nada a ver com o consumismo desenfreado que sempre assistimos neste período do ano.

Desejo-lhe um feliz natal e um próspero ano novo, cheio de saúde e paz. Tendo isso, o resto a gente corre atrás.

---------------------------------------------------------------
Antonio Ailton Gomes da Silva
Prof. do LIE da EMEIF Joaquim Alves
Prof. Formador do Núcleo de Tecnologia Educacional de Maracanaú.
Especialista em Tecnologias Digitais na Educação
Especialista em Mídias na Educação

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Metas para 2011...

Como tradição, chega a época em que nos propomos inúmeras metas a serem alcançadas nos próximos 365 dias. Fazemos um balanço do ano: o que foi bom e o que deixou a desejar, conquistas realizadas e outras frustradas, como evoluímos financeiramente ou nos comprometemos com dívidas, amores descobertos ou vínculos desfeitos, crescimento profissional ou emprego perdido, cursos iniciados e nem sempre finalizados, promessas de atividades físicas regulares mesmo tendo aquela preguiça.

É claro que nem tudo é oito ou oitenta: sua vida pode não ter tido grandes alterações, e continua boa, tranqüila, realizada ou ainda indefinida, sem rumo, em busca de algo que não apareceu com clareza.

Lembre-se de que para as coisas acontecerem é necessário planejamento, investimento (de tempo, dinheiro e energia), força de vontade...A "desculpa" de nos colocarmos metas para o próximo ano é válida para que sejamos obrigados a fazer um balanço da vida, analisar o que precisa ser mudado ou dar-se conta do que já conseguimos nos apropriando dos pontos positivos e passos dados, do próprio crescimento. Vale também analisarmos a qualidade de nossas relações afetivas, com quem estamos nos relacionando, se somos verdadeiros com o que sentimos e queremos.

Para evitar futuras frustrações, construa metas atingíveis, nada mirabolantes. É comum encontrarmos aqueles que programam "mega" viradas na vida e chegam ao final do próximo ano do mesmo jeito que começaram - ou talvez mais frustrados por não terem, mais uma vez, dado conta do que se propuseram a fazer. Frases como: vou falar inglês fluentemente (mas ainda não fala nada), farei uma viagem para o exterior (e não possui qualquer dinheiro guardado), encontrarei o amor da minha vida (quem sabe...), mudarei de emprego, reformarei a casa, frequentarei a academia todos os dias.

Preserve a saúde Lembre-se de que para as coisas acontecerem é necessário planejamento, investimento (de tempo, dinheiro e energia), força de vontade, uma dose de risco, boa noção da realidade e uma boa dose de sorte!

Então, chega de ficar parado esperando a vida passar, só reclamando, fazendo-se de vítima do azar e corra atrás do que precisa, de seus desejos, mas sempre dando passo após passo, e nunca querendo alçar vôos intransponíveis.

Bons planos e um ótimo ano pela frente!

Dra Marina Vasconcellos
Especialidade: Psicoterapeuta

sábado, 25 de dezembro de 2010

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Linhaça...

De uns tempos para cá, a linhaça ganhou destaque nos cardápios, supermercados e pesquisas científicas. E não é à toa: a sementinha tem muitos benefícios a oferecer ao organismo. A linhaça é ótima fonte de ômegas 3 e 6, por isso, ela só traz vantagens à sua dieta, além de ser um importante agente antioxidante e renovador celular. "Ela é rica em fibras e gorduras boas, as insaturadas. Assim, o consumo desse alimento ajuda a melhorar a alimentação", explica a nutricionista do Dieta e Saúde, Roberta Stella. Porém, além de boa pedida para a dieta, a semente tem outros benefícios importantes. Confira abaixo:


1.Combate o excesso de peso

Para quem precisa perder uns quilinhos, a linhaça pode ser mais do que uma aliada, como descobriu um estudo recente realizado pela Unicamp. De acordo com os pesquisadores, os ácidos graxos insaturados, ou seja, ômegas-3, 6 e 9, são capazes de interromper ou até mesmo reverter um processo inflamatório do hipotálamo, causada pela ingestão das gorduras saturadas que consumimos juntas com fast food, carnes vermelhas e derivados do leite.

Mas, o que o hipotálamo tem a ver com a dieta? Na verdade, muita coisa, já que uma das funções dessa região do cérebro é responsável por sinalizar ao organismo o quanto de comida tem no seu organismo. Em outras palavras, o hipotálamo - que liga o sistema nervoso ao sistema endócrino - controla o apetite. Quando a região está inflamada, parte dos neurônios morre, entre eles, os que estão ligados à sensação de saciedade, facilitando, portanto, o consumo de alimentos em excesso.

2.Previne doenças do coração

A grande quantidade de ômega-3 também faz com que esse alimento seja um forte combatente das doenças cardíacas. "A linhaça reduz e evita a formação de coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL, o colesterol ruim, além de contribuir também para a diminuição de pressão arterial. Tudo isso, deixa o coração mais protegido", explica a nutricionista da rede Mundo Verde, Flávia Morais.


3.Ajuda na saúde dos olhos e no sistema imunológico

Não é só cenoura que faz bem para os olhos. A linhaça também não fica atrás. O consumo do óleo é uma boa alternativa para o tratamento de deficiência lacrimal e ainda reduz a inflamação ocular. Tudo graças às suas propriedades antioxidantes que, ainda por cima, dão aquele reforço ao sistema imunológico, diminuindo as chances de doenças em geral.

4.Equilibra o sódio do organismo

O consumo de sódio em excesso pode ser um gatilho para doenças cardiovasculares, como hipertensão e infarto. Porém, a nutricionista Roberta Stella explica que o consumo regular de linhaça auxilia os rins a excretar água e sódio, evitando a retenção de líquido.


5.Alivia sintomas da TPM

Aliada da mulher, a linhaça desempenha papel importante no equilíbrio hormonal, devido à grande concentração de substâncias chamadas lignanas, que imitam a ação do estrógeno, hormônio feminino. Quando as mulheres estão em período de baixa de estrógeno, no período pré-menstrual ou na menopausa, a linhaça age como se fizesse uma reposição natural desse hormônio, ajudando na prevenção de ondas de calor e fraqueza emocional.

A clínica geral Marcia Franckevicius explica que o consumo regular de semente de linhaça deixa a pele mais hidratada e suave. " Por isso, a semente pode melhorar o quadro de quem tem psoríase ou eczema, condições que deixam a pele muito seca e com rachaduras", explica.


7. Garante mais energia para o dia a dia

De acordo com a especialista Marcia Franckevicius, a linhaça, ainda por cima, garante ao corpo um aumento de energia e de vitalidade. "A linhaça acelera o metabolismo, o que garante eficácia na produção de energia celular e ajuda a recuperar a fadiga muscular."



Linhaça para todos os gostos

A boa notícia é que ela é versátil também no que diz respeito à culinária. "Triturando a semente é possível utilizá-la no preparo de diversas receitas como bolos, tortas, recheios, farofas. Por outro lado, utilizar a semente inteira pode deixar a preparação crocante. Consumir com frutas, iogurtes, misturadas a cereais matinais são boas formas de ingestão para quem não gosta muito gosto dela", explica Roberta Stella, do Dieta e Saúde. Para te ajudar a incluir essa maravilha no seu cardápio, a nutricionista do Dieta e Saúde selecionou algumas receitas. Confira abaixo:

Molho de Linhaça

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
½ xícara (chá) de sementes de linhaça
½ xícara (chá) de azeite
1 colher (sopa) de manjericão picado
1 dente de alho
Sal a gosto Pimenta-do-reino branca a gosto

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.
Rendimento: 12 porções
Total de pontos por porção: 4
Valor calórico e nutricional (por porção): Calorias: 124,8 Kcal, Carboidratos: 3,1 g, Proteínas: 1,4g, Gorduras: 11,7 g

Vitamina com Linhaça

Ingredientes:
1 copo de leite desnatado
1 colher (sopa) de mel
1 unidade de banana nanica
1 colher (sopa) de sementes de linhaça

Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.
Rendimento: 2 porções
Total de pontos por porção: 5
Valor calórico e nutricional (por porção): Calorias: 164,4 Kcal, Carboidratos: 26,6 g, Proteínas: 5,7 g, Gorduras: 4,3 g

Torta de milho com linhaça

Ingredientes:
3 xícara (chá) de milho cozido
1 pote de iogurte natural desnatado
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de trigo integral
3 colheres (sopa) de semente de linhaça
1 cebola picada
1 colher (sopa) de fermento em pó Salsa a gosto

Modo de fazer:
Bata o milho no liquidificador e acrescente o restante dos ingredientes na ordem acima. Bata por alguns minutos. Desligue o aparelho e misture a salsa. Coloque numa assadeira média untada e asse em forno pré-aquecido até dourar.

Rendimento: 2 porções
Total de pontos por porção: 4
Valor calórico e nutricional (por porção): Calorias: 145,8 Kcal Carboidratos: 23,9 g Proteínas: 5,2 g Gorduras: 4,4 g

Maçãs com creme de linhaça

Ingredientes:
1 copo de iogurte desnatado
1 xícara (chá) de creme de leite light
Adoçante à gosto
2 maças (verdes ou vermelhas) com casca, cortadas em cubos ou em lâminas e temperadas com limão
1 colher (sopa) de sementes de linhaça Folhas de hortelã

Modo de Preparo:
Misture o iogurte, o creme de leite e o adoçante. Despeje sobre as maçãs e salpique as sementes de linhaça. Decore com as folhinhas de hortelã

Rendimento: 2 porções
Total de pontos por porção: 5
Valor calórico e nutricional (por porção): Calorias: 176,2 Kcal Carboidratos: 26,9 g Proteínas: 4,4 g Gorduras: 5,0 g -

Você sabia?
Linhaças moídas podem ser usadas para substituir ovos em panquecas, biscoitos, bolos e bolinhos, pois ficam leves e úmidas. Para conseguir esse efeito, você deve moê-las no liquidificador e guardá-las no freezer.

Ingredientes:
1 colher de sopa de linhaças moídas (moa 1 xícara no liquidificador e guarde o restante no freezer); 3 colheres de sopa de água potável

Preparo:
Misture a farinha e a água em uma tigela pequena. Deixe descansar por 1 a 2 min. (Fica muito espessa se ficar mais tempo). Em algumas receitas bem líquidas as sementes de linhaça moídas podem ser agregadas diretamente aos componentes secos.
(Do livro "A Dieta Saudável dos Vegetais")

domingo, 19 de dezembro de 2010

Perante o Natal...

PERANTE O NATAL
Neste dia feliz, em que as aglomerações nos shoppings nos revelam a febre de compras, vamos refletir juntos sobre o significado do Natal?
Natal – todos sabem - é Jesus que nasce, renovando Seu antigo apelo ao amor por todos os seres.
O desafio é fazer com que durante o ano inteiro Ele cresça e Se instale, definitivamente, em nosso coração.
Por isso, em honra do Mestre de Nazaré, não se detenha mais: siga-Lhe os ensinamentos, ouça-Lhe as palavras não apenas com os ouvidos, mas também com a alma.
Ponha Jesus em seu cotidiano.
Você já notou que, muitas vezes, sofremos porque desejamos coisas que não são essenciais?
Basta que seja lançado um novo aparelho, modelo de carro ou produto da moda para que boa parte de nós corra a comprar.
Logo que saciamos esse desejo, agimos como crianças e vamos em busca de mais novidades.
Isso nos remete a um outro ensinamento de Jesus:
“Olhai os lírios dos campos: não tecem nem fiam, mas nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles”.
Ensinou o Mestre que devemos confiar em Deus, nosso Pai, pois se Ele veste tão ricamente uma erva do campo, quanto mais fará por nós, Seus filhos?
E assim o Cristo nos ensinou a ter confiança em Deus.
No entanto, como nossa fé é frágil! Costumeiramente nos rebelamos contra Deus. Basta uma contrariedade ou uma perda para nos rebelarmos contra os Céus.
Mais uma vez agimos como crianças: desejamos que Deus – a Majestade que criou e dirige os Mundos – seja uma espécie de secretário particular, que cuide de nossas finanças, que nos faça ter sucesso na vida, que nos dê isso e aquilo.
Mas o que Jesus nos ensinou sobre Deus? Ensinou que nenhum cabelo cai de nossas cabeças sem o seu conhecimento.
Portanto, nosso Pai Divino conhece nossos corações e nossas necessidades.
Assim, podemos e devemos orar para Lhe pedir forças e inspiração para os nossos projetos de vida.
Mas o trabalho é nosso: façamos a nossa parte e o céu nos ajudará. Esse é mais um ensinamento esquecido de Jesus.
Que este Natal seja um momento especial, em que Jesus esteja presente em seu coração.
Que as palavras pronunciadas por Ele, há dois mil anos, possam encontrar lugar em seu Espírito.
Com a simplicidade, o trabalho e a confiança em Deus – essência dos ensinos de Jesus – que o Natal ganhe um novo significado em sua vida.
Para que brilhe a sua luz. Para que você seja aquele que semeia a paz, que vivencia o amor universal.

Stationery by KathZil

sábado, 18 de dezembro de 2010

NATAL...

NATAL INFORMÁTICO

Dê um CLIQUE DUPLO neste NATAL!

ARRASTE JESUS para seu DIRETÓRIO PRINCIPAL.

SALVE-O em todos SEUS ARQUIVOS PESSOAIS.

SELECIONE-O como seu DOCUMENTO MESTRE.



Que Ele seja seu MODELO

Para FORMATAR sua vida:

JUSTIFIQUE-a e ALINHE-a

À DIREITA e À ESQUERDA.

Sem QUEBRAS na sua caminhada.



Que Jesus não seja apenas

Um ÌCONE, um ACESSÓRIO,

Uma FERRAMENTA, um RODAPÉ,

Mas o CABEÇALHO,

A LETRA CAPITULAR,

A BARRA DE ROLAGEM de seu caminhar.



Que Ele seja a FONTE da graça

Para sua ÁREA DE TRABALHO,

O PAINTBRUSH para COLORIR seu sorriso,

A CONFIGURAÇÃO de sua simpatia,

A NOVA JANELA para VISUALIZAR

O TAMANHO de seu amor,

O PAINEL DE CONTROLE,

Para CANCELAR seus RECUOS

COMPARTILHAR seus RECURSOS e

ACESSAR o coração de suas amizades...



COPIE tudo que é bom

DELETE seus ERROS.

Não deixe à MARGEM ninguém,

ABRA as BORDAS de seu coração,

REMOVA dele o VÍRUS do egoísmo.



Antes de FECHAR,

Coloque Jesus nos seus FAVORITOS

E seu Natal será o ATALHO

De sua felicidade!

CLIQUE agora em OK

Para ATUALIZAR seus CONTEÚDOS.



FELIZ NATAL!

Ano novo de novo - Deputado Federal Chico Alencar - PSOL/RJ

Ano novo de novo - Deputado Federal Chico Alencar - PSOL/RJ

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

30 minutos de exercícios diários é ideal...

Existem diversas evidências científicas de que praticar atividades físicas moderadas (equivalente em intensidade a caminhar) durante um período tão pequeno, como 30 minutos, na maioria ou senão todos os dias da semana, trazem benefícios substanciais para a saúde. A Associação Americana do Coração (AHA)e o Colégio Americano de Ciências do Esporte (ACSM) são apenas alguns dos muitos grupos que recomendam essa fórmula dos 30 minutos.

Esse padrão de tempo foi escolhido porque, se feito regularmente, resulta em uma redução significativa no risco de incidência de doenças crônicas, como:

- Doenças cardíacas
- Câncer
- Derrame
- Hipertensão arterial
- Diabetes

Além disso, 30 minutos de atividade moderada é uma quantia razoável para as pessoas que não praticam exercícios regularmente.

Cinco dias por semana foi escolhido como um valor aceitável, embora o ideal seja praticar algum tipo de atividade física todos os dias. Porém, exercícios durante cinco dias apenas permite que as pessoas possam deixar um ou dois dias por semana de descanso e mesmo assim sair ganhando, pois estão fazendo mais exercícios do que o normal.

Meia hora diária de exercícios melhora o condicionamento físico, o tônus muscular, alivia o stress e oxigena o cérebro.

Faça os 30 minutos em pequenos blocos
Os benefícios para a saúde são melhores se os seus 30 minutos de atividade são feitos em blocos de 10 minutos ou mais. Isso incentiva as pessoas a adicionar a atividade à sua rotina diária normal.

Sempre que possível, faça suas atividades em blocos de tempo. Você pode fazer isto estacionando mais longe o carro para que você possa dar um passeio, mesmo que dure apenas cinco minutos.


Pratique este hábito por seis semanas
Os benefícios para a saúde da atividade física são percebidos através da participação regular. O objetivo é ser ativo durante toda a sua vida.

Seis semanas podem ser um bom início para começar, se animar e decidir tornar-se um "exercitador" ao longo da vida. Você pode acumular estas seis semanas de atividade durante um período de oito semanas, pois os fatores fora de seu controle podem dificultar o seu cumprimento. O ideal seria acumular as atividades durante um período de seis semanas, mas se um obstáculo limita a sua atividade por um curto período de tempo, você não precisa desistir. Você tem oito semanas para acumular suas horas de atividade.

30 minutos são realmente suficientes?
É quase certo de que mais de 30 minutos de exercícios proporcionam benefícios adicionais de saúde. O aumento da duração da atividade física moderada para além de 30 minutos pode proporcionar reduções adicionais nos riscos para doenças crônicas e pode ter um valor extra de redução de gordura corporal.

Não há dúvidas que a realização regular de atividade vigorosa, além de atividade física moderada tem benefícios. Esta rotina de 30 minutos é destinada a pessoas que não são regularmente ativas.

Ao longo do tempo, você pode aumentar gradualmente a sua atividade (acima de 30 minutos por dia), incluindo uma atividade vigorosa, além da moderada.

Antes de mudar dramaticamente os padrões de sua atividade física, especialmente se você planeja fazer uma atividade mais intensa, é aconselhado se certificar com o seu médico e confirmar se você está pronto para este tipo de esforço.

Quais exercícios realizar em 30 minutos?
Você pode escolher diversas atividades. Desde uma simples caminhada pela vizinhança até a contratação de um personal trainer para atingir o seu objetivo mais rapidamente e cuidar adequadamente de suas características individuais.

Seguem algumas dicas de exercícios para que você possa começar agora sua rotina de 30 minutos por dia:

- Caminhada com passos mais acelerados
- Subida de escada
- Aulas de ginástica
- Bicicleta
- Esteira
- Dança
- Hidroginástica
- Natação
- Musculação
- Localizada
- Pilates

Meia hora diária de exercícios melhora o condicionamento físico, o tônus muscular, alivia o stress e oxigena o cérebro. Comece agora mesmo o seu programa e, se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo. Boa sorte!

Professora Teresa Maria Passarella
Especialidade: Personal Trainer

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Homens quando casam ficam menos agressivos...

Homens casados têm comportamentos menos agressivos e até mesmo ilegais do que os solteiros, diz um estudo feito pelaMichigan State University, nos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, a maior socialização do sexo masculino após o casamento foi considerado como um dos principais motivos da diminuição dos casos de homens que se envolveram em brigas, acidentes automotivos e casos de prisão, após o casamento.

Os homens menos antisociais estão mais propensos a se casarem. Somado a isso, depois do casamento, o comportamento masculino muda, e eles passam a conviver ainda melhor com as pessoas, se mantendo dentro de um perfil mais social. Esse comportamento também variava de acordo com a qualidade do casamento.

O estudo foi o primeiro a investigar os efeitos do casamento no comportamento antisocial, usando dados genéticos. Os pesquisadores examinaram 289 pares de gêmeos masculinos em quatro etapas, aos 17, 20, 24 e 29 anos. De acordo com os cientistas, a pesquisa mostrou que os homens que tinham um comportamento menos antisocial aos 17 e 20 anos estavam mais propícios a estar casados aos 29 anos. Além disso, se um dos gêmeos ainda estivesse solteiro, a diferença de agressividade entre os dois aumentava, se comparado com a fase da juventude.

Segundo os autores do estudo, mesmo que o casamento iniba um comportamento antisocial, esse não é o único motivo para a diminuição de ações agressivas nos homens. A união social estável com outra pessoa e o menor tempo para gastar com ações mais perigosas são outros motivos que explicam essa tendência.
Casamento protege o coração

Ter um casamento feliz pode também proteger o coração do sexo masculino. Homens solteiros e com casamentos infelizes têm mais chances de sofrer um AVC seguido de morte. É o que sugere um estudo, apresentado no congresso internacional da American Stroke Association, feito com pouco mais de 10 mil homens que foram avaliados desde 1963 pelo estudo israelense Ischemic Heart Disease.

Depois de levar em conta outros fatores de risco de derrame, os homens solteiros tinham 64% mais chances de sofrer um derrame fatal nas três décadas seguintes, se comparados aos homens casados. O risco de derrame fatal era semelhante naqueles que se diziam infelizes com o casamento. Esse dado é comparado ao risco de AVC em homens diabéticos, segundo os pesquisadores. Um total de 8,4% dos homens que eram solteiros em 1963 (que nunca haviam se casado ou que eram viúvos ou divorciado) morreram de AVC ao longo desses 34 anos, em comparação com 7,1% dos casados.

De acordo com os pesquisadores, o apoio da esposa pode melhorar a saúde do homem. Aqueles com parceiras vão ao médico com mais frequência, tomam os remédios recomendados e têm uma alimentação mais saudável. A companheira também percebe sintomas diferentes mais rapidamente, buscando um pronto atendimento. Todos estes fatores diminuem as chances de um derrame ser fatal.
www.minhavida.com.br

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O Pequeno Príncipe.parte1.audiobook com Paulo Autran e Tom Jobim

Bandeira do Brasil...

Toda nação tem uma bandeira para representar seus ideais e principios. Por todo o mundo, existem diversos modelos, mas certamente o modelo mais bonito é o do Brasil. Mas você sabe o a história da bandeira brasileira e o seu significado?

Segundo o site Wikipedia, a bandeira nacional do Brasil foi adotada em 19 de novembro de 1889, tendo suas cores e dimensões estabelecidas pelo decreto-lei número quatro, de 19 de novembro de 1889, sofrendo poucas alterações desde então. Tem por base um retângulo verde com proporções de 07:10, sobrepondo-se um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, “ORDEM E PROGRESSO”, em letras maiúsculas verdes sendo a letra E central um pouco menor, além de vinte e sete estrelas brancas.

A atual bandeira nacional é a segunda republicana e o terceiro estandarte oficial do Brasil desde sua independência.

Significado

Apesar de muito se especular, o decreto que originalmente determina os símbolos da nova nação, assinado aos 18 de setembro de 1822, nada oficializa sobre os possíveis significados das formas e cores adotadas. Especialistas, todavia, geralmente acreditam a cor verde originalmente simbolizaria a casa de Bragança, da qual fazia parte D. Pedro I, em referência ao estandarte pessoal de D. Pedro II de Portugal, ao passo que a amarela simbolizaria a casa de Habsburgo, da qual fazia parte D. Leopoldina. Entretanto a cor verde nunca foi utilizada exclusivamente como representação da Casa de Bragança na História de Portugal, tendo sido usados igualmente o vermelho, o azul e sobretudo o branco.

Ainda hoje, não foi expedido decreto que defina oficialmente os significados de cada cor e forma, sendo contudo extremamente popular a interpretação de que o verde representa as florestas, o amarelo, os minérios, e o azul, o céu, ao ponto que a hipótese heráldica é virtualmente desconhecida do grande público. As estrelas, que representam os Estados que formam a União, e a faixa branca estão de acordo, respectivamente, com os astros e o azimute no céu carioca na manhã de 15 de novembro de 1889, às 8h30 (doze horas siderais), e devem ser consideradas como vistas por um observador situado fora da esfera celeste.

Sobre o lema
A inscrição “Ordem e Progresso”, sempre em verde, é uma forma abreviada do lema político positivista cujo autor é o francês Auguste Comte: O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim (em francês: “L’amour pour principe et l’ordre pour base; le progrès pour but”).

Euclides da Cunha, aluno de Benjamin Constant, declarou: “O lema da nossa bandeira é uma síntese admirável do que há de mais elevado em política”.

Sobre as estrelas
A estrela Espiga, situada acima da faixa branca, representa o estado do Pará, que, à época da proclamação da República, era o Estado cuja capital, Belém, era a mais setentrional do país. As estrelas do Cruzeiro do Sul representam os cinco principais Estados de então: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo. O Distrito Federal, inicialmente na cidade do Rio de Janeiro, e em 1960 transferido para Brasília, foi representado pela estrela sigma da constelação do Oitante, também chamada de Polaris Australis ou Estrela Polar do Sul, por situar-se no Polo Sul celestial (em contrapartida a Polaris, situada no Polo Norte celestial). Apesar de ser pouco brilhante e estar próxima ao limite de visualização a olho nu, essa estrela tem uma posição única no céu do hemisfério sul, pois é em torno dela que todas as estrelas visíveis giram. Além disso, Polaris Australis sempre está acima da linha do horizonte e pode ser vista a qualquer dia e hora de quase todos os lugares ao sul da linha do Equador.
Paula da Paz

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Osteopenia

O esqueleto humano é formado por ossos que são naturalmente porosos. São compostos de tecidos crivados de poros que formam interseções em sua composição e não de estruturas completamente maciças.

Os ossos possuem diversas células que são constantemente absorvidas e renovadas pelo organismo, de modo a fazer com que os ossos estejam freqüentemente sendo remodelados.

Porém, com o avançar da idade, mais ou menos a partir dos quarenta e cinco anos, a absorção das células ósseas passa a ser mais rápida e a velocidade de sua renovação se torna mais lenta, resultando em desequilíbrios na estrutura óssea. Isso faz com que aos poucos a porosidade das estruturas ósseas aumente diminuindo a densidade e fragilizando os ossos, especialmente nas vértebras, nos punhos e no quadril.

A osteopenia significa que a densidade do osso está mais baixa que o normal. É o início da perda de massa óssea e pode ser considerada como o estágio anterior da osteoporose (enfermidade que fragiliza os ossos alterando a sua microarquitetura e aumentando o risco de fraturas, até mesmo, por esforços banais).

Essa transformação das estruturas ósseas, que pode ser constatada em exames radiológicos, demonstra que o osso está fraco ou atenuado e, portanto, deve ter um correto acompanhamento e tratamento médico.

As mulheres, após a quarta década de vida, tornam se mais expostas à osteopenia. Isso ocorre em grande parte devido à baixa de produção do hormônio feminino estrógeno, que executa importante função na proteção dos ossos.


Para se precaver dos efeitos nocivos dessa patologia, o aspecto comportamental tem papel decisivo. Com efeito, hábitos de vida que incluam a ingestão adequada de cálcio, banhos de sol e a prática de exercícios físicos terapêuticos são muito úteis na prevenção da osteopenia.


O cálcio tem papel essencial na constituição dos ossos, sendo a ingestão do leite e dos seus derivados uma forma auxiliar de evitar a sua escassez. A exposição cautelosa à luz solar, por ser rica em raios ultravioleta, favorece a formação da vitamina D (que é necessária para o melhor aproveitamento do cálcio ingerido). Ademais, os exercícios são necessários porque músculos fortes e exigidos ajudam os ossos a também ficarem fortalecidos.


Para as pessoas que já estão acometidas pela osteopenia, contudo, é necessário um correto acompanhamento multidisciplinar. Cada caso deve ser analisado criteriosamente, podendo valer-se do tratamento de um Médico, de um Fisioterapeuta, de um Nutricionista e de demais profissionais da saúde, objetivando deter a fragilidade e, quando possível, recompor a massa óssea.


Laís Bittencourt de Moraes é Fisioterapeuta. Crefito9/80247-F. Pós-graduada em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Reumatológica (UNOESTE-SP). Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior (UNIGRAN-MS). Formada em Aurículo e crânio-acupuntura. Formada no método Pilates. Pós-graduanda em Acupuntura (ABA-Associação Brasileira de Acupuntura).

Receita para o sucesso...

Receita para o sucesso

Josué 1:1-9



Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite […] e serás bem-sucedido. —Josué 1:8



Narizes torcidos e lábios contraídos — algumas vezes essa é a reação de minha família quando cozinho; especialmente quando tento algo novo na cozinha. Recentemente, tive uma experiência interessante com uma versão singular de uma receita de macarrão com queijo. Anotei rapidamente os ingredientes e guardei a receita para futuras oportunidades. Sem a sequência de instruções, eu sabia que a receita seria um fracasso.

Sem as instruções de Deus, Josué teria fracassado ao liderar os israelitas à Terra Prometida. O primeiro passo era “ser forte e corajoso” (Josué 1:6). A seguir, deveria meditar continuamente no Livro da Lei, e finalmente, deveria fazer tudo o que o livro dizia. Enquanto Josué seguisse as orientações, tinha de Deus a promessa de ser “bem-sucedido” (v.8).

A “receita do sucesso” de Deus pode funcionar para nós também, mas a ideia que Ele tem de sucesso tem pouca relação com dinheiro, popularidade ou até mesmo boa saúde. No original hebraico, “e serás bem-sucedido” significa “você agirá com sabedoria”. Assim como Deus chamou Josué para caminhar em sabedoria, Ele também nos diz “…vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios…” (Efésios 5:15).

Conforme somos encorajados no Senhor, nos alimentamos de Sua Palavra e o obedecemos, temos a receita para o sucesso divino que é melhor do que qualquer receita que poderíamos preparar sozinhos.

A receita para o sucesso espiritual exige a obediência à Palavra de Deus.



Vou colocar aqui o texto bíblico sugerido acima



Josué 1:1-9

1 E sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:

2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.

3 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.

4 Desde o deserto e desde este Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até o grande mar para o poente do sol será o vosso termo.

5 Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

6 Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

8 Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás.

9 Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.



Que a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guarde o teu coração e a tua mente e os teus pensamentos e os teus olhos e as tuas ações em Cristo.

Tenha um lindo dia e um ótimo fim de semana, muito abençoados.

Um grande e afetuoso abraço

Nelson Ferronato

sábado, 11 de dezembro de 2010

Boas Festas...

Quisera, Senhor, neste Natal
armar uma árvore dentro de meu coração,
e nela pendurar em vez de presentes,
os nomes de todos meus amigos.
Os meus amigos de longe e de perto.
Os antigos e os mais recentes.
Os que vejo a cada dia e os que raramente vejo.
Os sempre lembrados e os as vezes esquecidos.
Aqueles a quem eu conheço profundamente,
e aqueles que não são muito conhecidos,
a não ser nas aparências.
Os constantes e os inconstantes.
Os das horas difíceis e os das horas alegres.
Os que sem querer magoei e os que sem querer me magoaram.
Os que pouco me devem e aqueles a quem devo muito.
Meus amigos jovens e velhinhos,
não esquecendo também das criancinhas, ternas amiguinhas,
os nomes de todos que já passaram por minha vida.
Aqueles que eu conheço, sem me conhecerem,
aqueles que me conhecem, sem que eu os conheça,
que me admiram e estimam sem eu saber,
e os que admiro e estimo sem lhes dar a entender...
Uma árvore de raízes profundas,
para que os seus nomes nunca sejam arrancados do meu coração,
seus ramos muito extensos, para receberem outros ramos.
Sua sombra muito agradável para que nossa amizade
seja um momento de repouso em nossas horas difíceis da vida!!!

Boas Festas!!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Os cães também sonham?

Por Ayrton Mugnaini Jr

“Cachorro sonha, eu vi.” Assim a grande escritora Clarice Lispector testemunhou e resumiu suas observações sobre Dilermando, o famoso cão que adotou quando morou na Itália e que inspirou seu famoso conto “O Crime do Professor de Matemática”, excelente libelo pela posse responsável em forma de bela literatura. Clarice gostava de assistir à “sonolência povoada de sonhos” de Dilermando, o que é um excelente – e, ainda por cima, bonito – ponto de partida para nosso tema de hoje.

Sim, os caninos também sonham, e demonstram isso se agitando, rosnando, latindo, mexendo as patas. Podem ter sonhos agitados, exatamente como nós, humanos, o que tem sido confirmado em muitos testes de laboratório, com elétrodos nos peludos dorminhocos e tudo o mais.

Sonhar faz bem
Manter a mente ativa é um dos maiores segredos para se ter vida longa e de qualidade, inclusive prevenindo problemas ligados à falta de memória como o mal de Alzheimer. Sonhar durante o sono é justamente uma forma que a natureza nos deu para manter a mente ativa até enquanto dormimos, mesmo que os sentidos fiquem “desligados”.

“Nos deu” inclui não somente nós, seres humanos, mas os mamíferos em geral, cujo hipocampo – parte do cérebro que cuida da memória – é construído da mesma forma em quase todos. Sonhar é particularmente útil para manter a saúde mental de cães, gatos, ratos e outros que não podem fazer palavras cruzadas e outros exercícios para exercitar a mente.

Como afirmamos, está mais que provado que outros mamíferos, além do ser humano, também sonham. Por exemplo, lembrei-me de um artigo que li na revista Realidade, por volta de 1970, segundo o qual um gatinho sofreu uma cirurgia no cérebro que o impediu de sonhar, e pouco tempo depois ele faleceu – não por coincidência; portanto, parafraseando Chico Buarque, deixe o felino sonhar em paz. E o canino também.

E com o quê os cães sonham? Ora, muito simples: com todas as experiências que eles vivem no dia a dia, seja comer, perseguir gatos ou correr com o dono pela grama.

Como os cães sonham
Além de os cães também sonharem, o sono deles é semelhante ao dos humanos. Eles também passam pelos três estágios de vigília, ciclos de onda lenta (SWS em inglês), ou seja, sono leve, e de movimento rápido dos olhos (o famoso REM), sendo este último estágio o de sono mais profundo e quando ocorrem os sonhos – é aí que o peludo começa a correr e se agitar. A diferença básica é que o ciclo de sonhos dos cães costuma ser mais rápido; eles têm REM aproximadamente a cada 25 minutos, em média, e os humanos a cada hora e meia.

Duas curiosidades reveladas pelos testes. Quanto maior o porte do peludo, menos ele sonha; por exemplo, segundo o psicólogo Stanley Coren (autor de livros como “How Dogs Think: Understanding the Canine Mind”), um cão pequeno sonha a cada dez minutos, e cada “filminho” não chega a um minuto, ao passo que mastifes e Dogues Alemães têm sonhos de cinco minutos a cada três quartos de hora. E filhotinhos e velhotinhos sonham mais que cães na idade intermediária.

E não se engane com as aparências: se o cão estiver “enrolado” sobre si mesmo como um caracol ou de barriga para cima, isso não significa que ele esteja dormindo pesado; pelo contrário, ele ainda está tenso (inclusive a barriga para cima indica que está muito calor e o peludo dorme assim por ser menos peludo na barriga), e só vai entrar na fase REM quando estiver totalmente relaxado.

Busca de tranquilidade é outro motivo pelo qual cães dormem encostadinhos em outros cães ou pessoas, a cuja “matilha” eles querem pertencer. Por falar em tranquilidade, há poucas coisas mais perigosas que acordar um cão no estágio REM do sono; dificilmente ele pensará duas vezes antes de atacar quem ousou interromper seu sonho. Não é preciso ser genial como Coren ou Lispector para perceber que cães sonham. E vale repetir Chico Buarque: deixe o canino sonhar em paz!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Cloreto de Magnésio

CIRCULAÇÃO: angina, arteriosclerose, pressão arterial e colesterol elevado, infartos cardíacos, hipertensão, acidentes vasculares cerebrais, taquicardia (pulso rápido), trombose.

SISTEMA DIGESTIVO: cólicas, constipação, diarreia crónica, malabsorção, pancreatite (inflamação do pâncreas).

SISTEMA NERVOSO: apatia, confusão, depressão, desorientação, epilepsia, alucinações, irritabilidade, doença mental, esclerose múltipla, nervosismo, neurite, paranóia, doença de Parkinson, falta de memória, senilidade.

GERAL: alcoolismo, artrite, ossos quebrados, calcificação em qualquer órgão, o cancro, a Síndrome de Fadiga Crônica, diabetes, dores de cabeça, infecções e inflamações, cirrose hepática, lúpus eritematoso, enxaquecas, a velhice, os problemas da próstata, raquitismo, rigidez -- Mental e física, pele enrugada e dura, rigidez, formação de pedra na vesícula ou rins, tiróide, faringite, amigdalite, rouquidão, resfriado comum, gripe, asma, bronquite, pneumonia, broncoconstrição, enfisema pulmonar, "as doenças das crianças" (tosse, convulsão, sarampo, rubéola, cachumba, febre escarlate ...) , envenenamentos, gastroenterite, furúnculos, abcessos, erisipela, feridas.
Fonte:www.cloretodemagnesio.com

Você fica doente por tudo?

As faltas no trabalho e os dias debaixo do cobertor aumentam a cada dia. A impressão é que qualquer ventinho mais forte já é motivo para uma gripe daquelas.Tudo indica: algo não anda bem. E o problema pode estar diretamente ligado ao sistema imunológico, que já não consegue se defender dos milhões de bactérias, fungos e vírus que atacam o nosso corpo constantemente.

A alimentação inadequada e a qualidade de vida são itens cruciais para garantir um sistema imunológico à prova de ameaças. Mas muita gente acaba esquecendo que o corpo precisa de proteção, e deixa a saúde a mercê do acaso.
www.minhavida.com.br

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Natal...

Hoje é dia da amizade, portanto, querido amigo ou amiga,

Não podemos esquecer que a educação dada pela família, através dos padrões de ética, de moral e de religiosidade é fundamental para sua formação moral, pois uma criança que cresce num ambiente familiar onde se respira o amor, aprende a amar com toda a naturalidade do mundo. Um jovem, que vê nos pais um exemplo a ser seguido, encontra outras pessoas e, naturalmente, dá um bonito testemunho de amor, assim quem aprende a respeitar o semelhante, NÃO MATA, NÃO ESTUPRA e nem comete VIOLÊNCIA CONTRA O PRÓXIMO. Temos que deixar claro, que a falta da educação familiar entre outros males, tem gerado a falta de respeito ao próximo e a própria vida e como conseqüência, a qualidade de vida da sociedade tem descido às raias do absurdo de assistirmos a violência gratuita tirando as vidas dos jovens. Será através da organização familiar que a sociedade conterá os vícios das drogas, a maternidade antecipada e o avanço da criminalidade, só assim os valores da instituição familiar, através das quais será possível resgatar a estabilidade da união, a paternidade responsável e a paz social, pois a FAMÍLIA É A ESPERANÇA DA HUMANIDADE, e, todos aqueles que a valorizarem terão mais condições de serem felizes na vida. Isto porque, sem a estrutura familiar reorganizada, não se conseguirá melhorar a qualidade de vida das pessoas, nem diminuir essa criminalidade que tanto nos assusta.

Em 2011

Que a luz de cada amanhecer, seja para você cada dia mais forte.
Que em seus dias reflitam a transparência do limpido lago
do interior da sua alma, externando força, coragem e muita fé.

Que seja sempre voltada para a luz divina e verdadeira,
a luz da sabedoria e do amor real.
Sua vida, traçada pelas mãos firmes do Senhor,
do grande Pai, que nos coloca a prova, mas que acolhe e perdoa.

Somos todos passíveis de erros e enganos, sentimentos
impuros, que afoganos com facilidade no mar de lama,
no gigantesco e fantasioso mar de ilusões.

E sempre, somos resgatados com a oportunidade
de arrependimento. É a força inquestionável do onipotente,
a pureza do amor que rompe todas as barreiras,
que supera qualquer obstáculo, colocado pelo desconhecido
em nossos caminhos.

Nega-se porque, se somente Ele é capaz de tranquilizar
todos os corações, de derramar sobre ti a proteção e a benção
de quem tudo pode e nada pede em troca.

Somente nosso amor Lhe basta, é o suficiente para que
mantenha a claridade necessária a nossa visão,
evitando assim, que tropecemos.

Que Deus te ilumine.

FELIZ NATAL E PROPERO ANO NOVO

DEISE RODRIGUES

Hidratante Facial

Um bom hidratante facial, com FPS, é capaz de fazer muito mais pela sua pele do que simplesmente deixá-la macia e com o toque aveludado. Se você tem o hábito de usar o produto diariamente, saiba que está muito bem munida contra rugas, flacidez, manchas e o envelhecimento precoce. A seguir, a dermatologista Carla Albuquerque lista 8 motivos para não desgrudar desse creminho mágico.

1. Evitar o ressecamento: a pele seca e desidratada é opaca, áspera, sem elasticidade e com tendência à descamação. Aquelas pequenas rugas e linhas finas de expressão também ficam mais evidentes quando a pele está ressecada. O hidratante mantém a sua umidade e acrescenta nutrientes importantes para a revitalização e regeneração do tecido. "Além disso, quando está seca, a pele pode ter a sua função de proteção comprometida, favorecendo doenças e infecções", acrescenta a dermatologista.

2. Proteger contra a poluição: os hidratantes que são enriquecidos com substâncias antioxidantes na formulação, tais como as vitaminas C, E e coffeberry podem ajudar a neutralizar os radicais livres e diminuir os danos oxidativos causados pela poluição.

3. Prevenir manchas: uma das principais causas das manchas na pele é a exposição excessiva e inadequada à radiação solar. "Os hidratantes que contém FPS e ativos clareadores na sua composição podem ajudar não só a prevenir manchas, como a clareá-las", diz Carla Albuquerque. Além do mais, o hidratante protege e mantém as propriedades da pele, dando a ela mais força para se reparar.
Hidratante facial - Foto Getty Images

4. Melhorar a luminosidade: uma nutrição adequada devolve viço à pele. Quando está desidratada, a pele geralmente fica opaca, áspera, sem vida. "Quando recuperamos a hidratação, através da aplicação de um bom hidratante, melhoramos seu aspecto, com consequente melhora da sua luminosidade", explica a dermatologista.

5. Afastar o envelhecimento precoce: o processo de envelhecimento está ligado a perda gradativa da hidratação natural da pele. "Com o hábito de hidratar a pele regularmente, nutrimos as células e podemos retardar ou pelo menos minimizar esse processo", afirma Carla. As versões com filtro solar também protegem contra a radiação solar, evitando as manchas, flacidez e rugas características do fotoenvelhecimento.

6.Controlar o brilho e a oleosidade: existem no mercado hidratantes com ativos que ajudam a controlar o brilho e oleosidade. São produtos que possuem o chamado efeito matte ou matizador. As formulações específicas para a pele oleosa também controlam a produção de sebo por causa dos seus princípios ativos, tais como o ácido azeláico e glicólico.

7. Dar mais tônus à pele: alguns hidratantes acrescentam na sua formulação ativos como o THPE, que conferem o efeito "lifting" e ajudam a melhorar o tônus da pele, dando mais firmeza.

8. Proteger contra a radiação solar: hidratantes com filtro solar ajudam a proteger a pele contra a radiação UVA e UVB, grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e, nos casos mais graves, o câncer de pele. O raios nocivos destroem as fibras de colágeno da pele, responsáveis pela firmeza e elasticidade, favorecendo manchas, rugas e flacidez.

Ana carla

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

AMOR...

Confissões de um filósofo: sobre o amor


Quem poderá explicar a sua origem? Filósofos, teólogos, psicólogos e curiosos tentam dar uma razão ao sentido dele existir. Poetas da alma procuram respostas. Alguns dizem que ele vem sem esperar. Outros que ele nasce aos poucos. Uns dizem que ele surge de um lindo olhar. Outros que falam que o conheceram através de um sorriso.

Buscar razões para a sua existência talvez seja percorrer uma estrada sem fim. Onde cada curva revela-nos os mais belos horizontes ainda não conhecidos. Ele é assim: uma surpresa a cada novo momento. Semelhante as flores que desabrocham e exalam o seu mais suave perfume. Mario Quintana sabia que se morresse deste mal ainda continuaria vivendo: “Tão bom morrer de amor e continuar vivendo”.

O amor é como uma noite de estrelas iluminando a infinitude de nossa alma. Compreende-lo é romper com o mistério que o torna único. Suas razões são tão variadas como as flores de um jardim. Porém de uma coisa sabemos: é preciso cultivá-lo. Amor que não é cultivado é como uma planta que vai se secando por falta de água.

Antoine de Saint-Exupéry compreendia em seu coração a direção que o amor seguia: “Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção”. Sim, seguir os mesmos passos. Andar juntos. Porém sem atropelar o outro. Olhar com a mesma alegria, como o sol nos olha todas as manhãs. Iluminar cada tristeza com a presença de quem descobriu o sentido de viver.

Quem disse que os filósofos não amam? Até mesmo os mestres da razão têm suas razões emocionais que a própria razão desconhece. Albert Camus concebia o amor como uma presença até o fim da existência: “Amar uma pessoa significa querer envelhecer com ela”. Muitos, assim como Camus, sonham com está experiência de amar até que a morte os separe. Quem irá condená-lo? Eu não me arriscaria!

Tantos livros sobre o amor. Tantas explicações e teses. Busca-se compreender o que existe para ser vivenciado. Drummond sabia muito bem desta verdade: “Se você sabe explicar o que sente, não ama, pois o amor foge de todas as explicações possíveis”. Como explicar o que é impossível?

Amor talvez seja colher flores nos jardins que habitam nossa alma. Regar logo de manhã para que cresçam no transcorrer do dia. Arrancar as ervas daninhas que insistem em crescer. Curar feridas que o tempo não cicatrizou. Construir colchas com os retalhos de uma vida.

Explicar o amor é vã ilusão. Fugir do amor e fugir de si mesmo. Pois ele brota no coração. Nasce devagar, às vezes incomoda, causa dores e alegrias. Viver talvez seja fazermos a mais bela experiência de amar. Charles Chaplin pode confirmar o que hoje lhes confesso: “O homem não morre quando deixa de viver, mas sim quando deixa de amar”.

Quer morrer antes do tempo? Deixe de amar. Deixe de sonhar e ter esperanças. Assim conseguirá chegar mais rápido aonde quase ninguém deseja ir.

Partilhar as dores e alegrias desta existência está implícito no ato de amar. Mudar, dar lugar, peregrinar para outras existências que entram em nossa história. Mario Quintana deve ter feito está linda experiência em sua vida. Pois ele profetizou este sentimento do eterno peregrinar: “Amar é mudar a alma de casa”.

Ontem voltando para minha casa vinha pensando nestas questões. Antes de chegar até minha casa percorro carinhosamente o jardim que cultivo com imenso amor. Olhando para uma das rosas mais lindas daquele recanto amoroso, pude ouví-la dizer-me uma sábia frase de William Shakespeare: “O amor não se vê com os olhos mas com o coração”.



Flávio Sobreiro

Filósofo pela PUCCAMP, Teólogo pela FACAPA, Estudante de Filosofia Clínica, Escritor e Poeta.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Defendendo os Rios da Amazônia - Parte 1

Ômega-3 reduz risco de psicose

Ômega-3 reduz risco de psicose
Cápsulas de óleo de peixe não têm efeitos colaterais como os antipsicóticos

A esquizofrenia afeta aproximadamente 1% da população. O distúrbio, em geral, surge pela primeira vez na adolescência, deflagrando sintomas como mania de perseguição e isolamento social. Um estudo realizado por um grupo de psiquiatras coordenados por Paul Amminger, da Universidade de Viena, indica que ácidos graxos poliinsaturados na alimentação podem reduzir o risco da patologia. Os cientistas avaliaram 81 pessoas entre 13 e 25 anos que apresentavam leves sintomas psicóticos ou tinham predisposição familiar. Durante 12 semanas, 41 participantes tomaram diariamente 1,2 grama de óleo de peixe, substância que contém grande porcentagem de ômega-3. Os demais receberam placebo. No ano seguinte, entre os participantes do grupo-controle 11 desenvolveram psicose completa e do outro, apenas 2 apresentaram a doença. Entre os que foram tratados com óleo de peixe, vários relataram sensível melhora nos sintomas. Os pesquisadores atribuem o efeito protetor dos ácidos graxos a alterações nas membranas das células neurais. Cápsulas de óleo de peixe não têm efeitos colaterais como os antipsicóticos, que frequentemente causam aumento de peso ou perda da libido, um problema principalmente para pacientes jovens.
www.mentecerebro.com.br

sábado, 4 de dezembro de 2010

VARIZES

Cerca de 35% da população brasileira apresenta algum grau de varizes. Segundo o Ministério da Saúde, a doença é a 14ª causa de afastamento temporário. As varizes representam um grave problema de saúde pública no Brasil. Há 5 anos, o Prof. Dr. Eduardo Toledo Aguiar, membro da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular) e diretor clínico da Spaço Vascular, trata de pacientes com varizes somente com o método espuma. Pioneiro no Brasil na utilização do método, o professor já atendeu mais de 1500 casos com resultados expressivos. "Ao contrário da cirurgia, os pacientes que tratam as varizes com o método espuma não se afastam de suas atividades. O procedimento não é cirúrgico e a pessoa pode realizar o tratamento na hora do almoço, por exemplo", afirma o médico.

O método espuma é utilizado para todos os graus de varizes, que são classificadas em seis tipos, variando do C1 ao C6. Os vasinhos pequenos são considerados varizes do tipo C1. As varizes de grosso calibre ou até mesmo feridas provocadas por distúrbios venosos estão entre as classificações C2 e C6. Logo após a injeção da espuma (com aspecto semelhante a uma espuma de barbear), a veia comprometida fica enrijecida e sensível ao toque. O paciente pode retomar a rotina normalmente. Este aspecto desaparece em aproximadamente um mês, com o auxílio de medicamentos dermatológicos específicos e uso de meia elástica. A técnica é utilizada amplamente na Europa. No Brasil, a adoção do método é crescente.

Os números apresentados em congressos e eventos da área revelam a tendência da diminuição do número de cirurgias. Dos pacientes atendidos, 99% não apresentaram varizes residuais no final do tratamento e 86% das úlceras foram cicatrizadas. 71% dos pacientes não apresentaram manchas associadas. 20% dos pacientes têm idade entre 40 e 49 anos, enquanto 30% têm entre 50 e 59. "A comunidade médico científica está começando a enxergar o método com bons olhos. As estatísticas e os resultados não deixam dúvidas de que o método espuma irá substituir a cirurgia", finaliza Prof. Eduardo.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Paris 26 Gigapixels - Interactive virtual tour of the most beautiful monuments of Paris

Paris 26 Gigapixels - Interactive virtual tour of the most beautiful monuments of Paris

Evite 7 problemas de saúde...

Você vira de costas e olha o bumbum no espelho: perfeito, sem nenhuma sobra de tecido. Nas pernas, a mesma coisa, coxas e penas desenhadas dentro da sua calça jeans. Com ou sem strecht, o modelo ideal deve se ajustar perfeitamente ao corpo, como tivesse sido costurado nele. A vaidade, no entanto, pode custar mais caro do que você imagina.

"Roupas apertadas, principalmente as confeccionadas em tecidos grossos, podem prejudicar a circulação sangüínea e causar, além de dores, varizes", afirma o médico angiologista Augustus César de Araújo, de Brasília. É o caso do jeans: mesmo com elástico, ele comprime o corpo e prejudica a passagem do sangue.

Mas os problemas não param por aí. Dificuldades de digestão e de respiração, cansaço fora do normal e problemas ligados aos órgãos sexuais são alguns dos riscos que você corre ao privilegiar as peças justas no guarda-roupa. Os prejuízos envolvem várias áreas da saúde, como mostram os especialistas entrevistados pelo MinhaVida: além do angiologista, atente às dicas do dermatologista Gilvan Alves, de Brasília, da nutricionista do MinhaVida Karina Gallerani, e do ginecologista Odair Albano, do Hospital Maternidade de Campinas.

1. Circulação sob risco
As roupas apertadas podem dificultar o retorno do sangue venoso, que passa muito tempo nos membros inferiores. Essas roupas geram compressões, ao longo da perna e na região abdominal, sem uma graduação adequada.

2. Varizes
Elas prejudicam principalmente as mulheres. Isso porque a progesterona, um dos hormônios femininos, causa a dilatação das veias além do calibre normal. Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que 17% da população sofre com problemas vasculares, as varizes entre eles. Quando você usa roupas apertadas, prejudica sua circulação, aumentando as estatísticas. Principalmente se há casos de varizes na sua família ou se você toma algum tipo de contracepção hormonal, prefira peças mais larguinhas.

3. Celulites
Não é que as roupas apertadas causem celulites. Mas elas retardam o tratamento ou favorecem o surgimento dos furinhos. Quando há formação dos nódulos de gordura, causadores de celulite, a circulação sangüínea fica prejudicada nestas regiões. Se você usa roupas apertadas, prejudica ainda mais a passagem do sangue, agravando o quadro. Ou seja, a celulite de grau 1 evolui para grau 2 e assim por diante.

4. Respiração
Roupas muito apertadas ou um cinto ajustado demais prejudicam a passagem de ar pelo seu corpo. Resultado: você pratica a chama respiração curta na maior parte do dia, ou seja, a inspiração só chega até a parte alta do tórax. Com isso, as trocas gasosas não acontecem de maneira eficiente e seu corpo acumula mais gás carbônico, que é tóxico e acelera a oxidação das células, provocando o envelhecimento. A respiração curta deixa o cérebro mal oxigenado, dificultando a concentração e trazendo ansiedade: portanto, livre-se das roupas apertadas quando precisar de calma.

5. Dores nas costas
Acha que não tem nada a ver? Então compare, marcando suas sensações por dois dias seguidos. Num, use uma combinação bem justa e, no outro, escolha um modelo que deixe seu corpo bem à vontade. A diferença é notável: vestindo peças que restringem seus movimentos, você é obrigado a sobrecarregar os músculos e as vértebras para realizar atividades que, normalmente, nem exigiriam tanto esforço. Com o quadril comprimido, sua coluna sofre para dar suporte aos movimentos. O mesmo vale para as camisas que impedem os braços de se mexerem-se: por causa disso, os ombros encerram o dia com uma sensação de peso e, às vezes, até ardência e formigamento.

6. Digestão
O problema, neste caso, deve-se principalmente às calças e cintos que apertam demais sua barriga. Após as refeições, seu estômago dilata-se (é nele onde ocorre parte da digestão, graças à ação dos ácidos presentes ali). No entanto, a pressão das roupas pode fazer com que os ácidos do estômago refluam para o esôfago, causando azia e refluxo.

7. Saúde sexual
Entre as mulheres, o uso de roupas apertadas pode favorecer o corrimento. Com a umidade e a temperatura alta, a região genital torna-se propícia ao desenvolvimento de fungos e bactérias que podem causar doenças como a candidíase. Nos homens, o risco em vestir calças e cuecas apertadas demais está em afetar a quantidade e a qualidade dos espermatozóides produzidos, além de causar dor nos testículos.
www.minhavida.com.br

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

21 conselhos das Universidades de Medicina: HARVARD e CAMBRIDGE As universidades Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 Conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual : 01- Um copo de suco de laranja Diariamente para aumentar o Ferro e repor a vitamina C. 02- Salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue). 03- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral O pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais Ferro que tem o pão branco. 04- Mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm. 05- Adotar a regra dos 80%: Servir-se menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração. 06- LARANJA - o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão. 07- Fazer refeições coloridas como o arco-íris . Comer DIARIAMENTE uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, Verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais. 08- Comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate. Mas escolha as pizzas de massa fininha. O Licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando OS tomates estão em molhos para massas ou para pizza . 09- Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente . As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas. 10- Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória... Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e seus amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem assunto. 11- Usar fio dental e não mastigar chicletes . Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo. 12- Rir. Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e OS anticorpos. 13- Não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer. Sucos de fruta têm que ser tomados assim que são preparados. 14- Ligar para seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã . 15- Desfrutar de uma xícara de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá Verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração. 16- Ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir-se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são OS melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado. 17- Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School; vantagens outras são conseguidas atráves de verduras frescas. 18- Reorganizar a geladeira . As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso, é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo ou guardar em um tape ware escuro e bem fechado. 19- Comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes. 20- Uma banana por dia quase dispensa o médico, vejamos: " Pesquisa da Universidade de Bekeley”. A banana previne a anemia, a tensão arterial alta, melhora a capacidade mental, cura ressacas, alivia azia, acalma o sistema nervoso, alivia TPM, reduz risco de infarto, e tantas outras coisas mais, então: é ou não é um remédio natural contra várias doenças? 21- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida: -comer chocolate. Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.. - pensar positivamente . Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que, além disso, pegam gripes e resfriados mais facilmente, são menos queridos e mais amargos. - ser sociável. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família. - conhecer a si mesmo . Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo, e de ter qualidade de vida... 'Não parece tão sacrificante, não é verdade? Uma vez incorporados, os conselhos facilmente tornam-se hábitos. É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca: "Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável." "Crie bons hábitos e torne-se escravo deles, como costumamos ser dos maus hábitos".

21 conselhos das Universidades de Medicina: HARVARD e CAMBRIDGE


As universidades Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 Conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual :

01- Um copo de suco de laranja
Diariamente para aumentar o Ferro e repor a vitamina C.

02- Salpicar canela no café
(mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

03- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral
O pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais Ferro que tem o pão branco.

04- Mastigar os vegetais por mais tempo.
Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.

05- Adotar a regra dos 80%:
Servir-se menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

06- LARANJA - o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

07- Fazer refeições coloridas como o arco-íris .
Comer DIARIAMENTE uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, Verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

08- Comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate.
Mas escolha as pizzas de massa fininha. O Licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando OS tomates estão em molhos para massas ou para pizza .

09- Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente .
As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10- Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória...
Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e seus amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem assunto.

11- Usar fio dental e não mastigar chicletes .
Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

12- Rir.
Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida.
Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e OS anticorpos.

13- Não descascar com antecipação.
Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer. Sucos de fruta têm que ser tomados assim que são preparados.

14- Ligar para seus parentes/pais de vez em quando.
Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã .

15- Desfrutar de uma xícara de chá.
O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá Verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16- Ter um animal de estimação.
As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir-se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue.
Os cães são OS melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.

17- Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche.
Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School; vantagens outras são conseguidas atráves de verduras frescas.

18- Reorganizar a geladeira .
As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso, é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo ou guardar em um tape ware escuro e bem fechado.

19- Comer como um passarinho.
A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.


20- Uma banana por dia quase dispensa o médico, vejamos: " Pesquisa da Universidade de Bekeley”.
A banana previne a anemia, a tensão arterial alta, melhora a capacidade mental, cura ressacas, alivia azia, acalma o sistema nervoso, alivia TPM, reduz risco de infarto, e tantas outras coisas mais, então: é ou não é um remédio natural contra várias doenças?


21- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:

-comer chocolate.
Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio..

- pensar positivamente .
Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que, além disso, pegam gripes e resfriados mais facilmente, são menos queridos e mais amargos.

- ser sociável.
Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

- conhecer a si mesmo .
Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo, e de ter qualidade de vida...
'Não parece tão sacrificante, não é verdade? Uma vez incorporados, os conselhos facilmente tornam-se hábitos.
É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca:
"Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável."
"Crie bons hábitos e torne-se escravo deles, como costumamos ser dos maus hábitos".
------------------------------

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cancer

Ao longo dos anos, os avanços na luta de combate contra o câncer mostram que a doença pode ser tratada, controlada e curada. E, mais importante ainda, pode ser prevenida. Cerca de 60% dos casos de câncer podem ser evitados a partir de hábitos de vida saudáveis, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Em um estudo recente, O INCA mostrou que, entre todos os tipos de tumores, 19% poderiam ser evitados com uma vida mais saudável. A melhor estratégia para a prevenção do câncer é aliar um alimentação equilibrada, a prática de exercícios físicos regulares e manter o peso controlado., segundo consta na publicação Políticas e Ações para Prevenção do Câncer no Brasil: Alimentação, Nutrição e Atividade Física. Tais medidas são capazes de prevenir 63% dos casos de câncer de faringe, laringe e boca; 52% dos casos em que a doença atinge o endométrio (camada que recobre o útero internamente) e 60% dos tumores de esôfago.

O levantamento também concluiu que 41% dos tumores no estômago, 37% dos de cólon e reto (partes do intestino grosso) e 34% dos tumores de câncer no pâncreas não aconteceriam se houvesse a combinação desses três fatores. O controle do peso pode ser capaz de evitar 13% desses tipos de câncer. Entretanto, uma pessoa obesa que se alimenta bem tem menos riscos de desenvolver um câncer do que aquela que se alimenta mal.

Neste ano, o Inca estimou a incidência de quase meio milhão de novos casos de câncer no Brasil - sendo a predominância de casos para as mulheres, com quase 20 mil casos a mais que os homens. O câncer de pele do tipo não melanoma (114 mil casos novos) foi o mais comum na população brasileira, seguido pelos tumores de próstata (52 mil), mama feminina (49 mil), cólon e reto (28 mil) e pulmão (28 mil). Neste Dia Nacional de Combate ao Câncer (27), você fica sabendo a melhor maneira de prevenir os tumores mais comuns na população brasileira.
frutas vermelhas - Foto: Getty Images
Uma boa alimentação é o remédio

Um estudo feito pelo Instituto Americano de Pesquisa do Câncer estimou que cerca de 1/3 dos 1,4 milhões de casos de todos os tipos de câncer que ocorrem anualmente nos Estados Unidos poderiam ser prevenidos se as pessoas adotassem uma dieta saudável, com menos gorduras e alguns antioxidantes poderosos.

Alimentos como as frutas vermelhas são capazes de evitar o aparecimento de diversos tipos de câncer, em especial os de cólon, esôfago, pele, bexiga, pulmão e mama. Já a uva contém um antioxidante chamado resveratrol, que impede que células cancerosas desenvolvam-se na mama, fígado, estômago e sistema linfático.

"O tomate possui licopeno, um antioxidante importante na luta contra o câncer de próstata, mama, útero e melanoma (o mais agressivo tipo de câncer de pele)", explica a clínica-geral Juliana Korth. Ainda, os vegetais crucíferos, da família da couve-flor, repolho, couve e couve de Bruxelas, são ricos em isotiocianatos, substâncias que regulam um complexo sistema enzimático que protegem as células no nosso corpo contra o câncer de estômago, boca, faringe e laringe (garganta) e esôfago.
Câncer de pele

O tipo de câncer mais comum no Brasil, o não-melanoma, tem como maior causa a exposição solar - influenciado pelo típico pensamento brasileiro de que bronzeado é um sinal de saúde. Proteger a pele do sol, previne o aparecimento de câncer de pele, além de mantê-la livre das rugas por mais tempo, pois previne o fotoenvelhecimento. Use protetor solar diariamente, mesmo nos dias nublados, para proteger a pele da radiação solar. A pele do rosto pede FPS de, no mínimo, fator 30.

Para manter-se longe do câncer de pele, vale ficar atento aos sinais que a pele dá e fazer um check-up médico pelo menos uma vez ao ano, no qual o profissional avalia sua pele e suas pintas. A maior parte é conferida a olho nu, mas algumas podem precisar de uma lupa especial que diferencia pintas normais de pintas cancerosas. Se houver uma pinta suspeita, ela é removida e enviada para exame de patologia.

De menor incidência, há ainda os melanomas, mais perigosos, que costumam invadir os tecidos sadios. "Os melanomas, em geral, crescem em locais onde existem pintas (escuras ou não). Além das pintas, são sinais: caroços brilhosos, claros ou que coçam, caroços avermelhados que sangram ou formam uma crosta, manchas avermelhadas ressecadas, ásperas e crostosas que não são resultado de machucados ou não desaparecem em até duas semanas", diz Juliana Korth.
Câncer de próstata

A melhor forma de se prevenir contra o tumor de maior incidência entre os homens é incluir os exames preventivos na rotina de check-up. "Por ser uma doença que não apresenta sintomas em muitos casos, a recomendação é que homens com mais de 45 anos façam os exames de rotina anualmente", alerta o urologista e diretor da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), André Cavalcanti.

Os exames de rotina compreendem o exame digital da próstata (mais conhecido como toque retal) e o associado à dosagem de uma proteína chamada PSA. No primeiro, o médico consegue apalpar a próstata através do reto e verificar eventuais alterações no tamanho e consistência da glândula. Já a dosagem é feita a partir de um exame de sangue: se a taxa da proteína estiver elevada, é mais um indício da presença do tumor. Para evitar desde já esse mal, mexa-se! Correr com frequência diminui as chances de ter a doença, de acordo com um estudo publicado na revista Medicine & Science in Sports & Exercise.

Além disso, o estudo identificou que o risco de tumor na próstata diminuí conforme a distância percorrida. Os pesquisadores observaram que, quanto maior o trajeto feito por semana e quanto melhor a performance em um teste de 10 quilômetros, menos chances de sofrer com o problema os participantes tinham. Entre os corredores, os mais rápidos diminuíram o risco em 32%, quando comparados aos praticantes mais lentos.
Câncer de mama - Foto: Getty Images
Câncer de mama

O câncer com maior incidência nas mulheres - e é também o que mais mata. A detecção precoce é fundamental para a sobrevivência da paciente. ?Para mulheres com mais de 35 anos, recomenda-se a mamografia anual, mas se abaixo dessa idade a mulher notar alguma alteração na mama, como secreção, retração ou feridas na pele, deve procurar um médico?, de acordo com o oncologista Edison Montoavani.

Um dos fatores de risco é a presença de familiares com câncer de mama ou de ovário ? e o risco é aumentado para quem já teve câncer em um dos seios. "A reposição hormonal também aumenta os riscos de desenvolver tumores na mama", diz Edison.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Boston University com mais de 51 mil mulheres e publicado no jornal American Journal of Epidemiology, mulheres que consomem vegetais com frequência estão menos propensas a desenvolver câncer de mama. Segundo os pesquisadores, alguns tipos de vegetais podem ter uma papel ainda maior na redução de chances de câncer de mama. Alimentos como brócolis, mostarda, couve e hortaliças verdes, são ricos em glucosinolatos, aminoácidos que tem um papel importante na prevenção e tratamento desse câncer.

Além deles, outros alimentos como alho, nabo, alface, abóbora e espinafre possuem menores quantidades de gluconisolatos, e devem fazer parte da dieta. Adicionar porções diárias de cenoura nas refeições é outra dica importante para combater a doença graças à presença dos carotenoides, substância antioxidante presentes nos vegetais alaranjados.

Outro estudo realizado por pesquisadores norte-americanos publicado no Journal of the National Cancer Institute apontou que adolescentes praticantes de exercícios físicos intensos diminuem as chances de sofrer com câncer de mama na fase adulta. A prática de atividade física deve começar por volta dos 12 anos e durar por dez anos para que a proteção contra a doença seja notada.

Cólon e reto Os principais fatores de risco para o câncer colorretal são: ter mais de 50 anos, histórico familiar de câncer de cólon e reto; histórico de câncer de ovário, endométrio ou mama; dieta com alto conteúdo de gorduras, carnes e baixo teor de cálcio; obesidade e sedentarismo. Também são fatores de risco doenças inflamatórias do cólon como retocolite ulcerativa crônica, Doença de Cronh e algumas condições hereditárias. A colonoscopia é o exame que detecta os tumores no cólon e no reto.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde esse exame é recomendado em pessoas com mais de 50 anos de idade, principalmente naquelas que têm histórico familiar da doença. No entanto, os casos de pessoas com apenas 30 anos que apresentam lesões no intestino delgado tem aumentado, especialmente em homens.

Uma dieta rica em frutas, vegetais, fibras, cálcio (leites e derivados), folato (fígado, espinafre, brócolis) e pobre em gorduras animais é considerada uma medida preventiva. A ingestão excessiva e prolongada de bebidas alcóolicas deve ser evitada.

Pulmão

O principal fator de causa é tabagismo, pois cerca de 85% dos casos ocorrem em fumantes. Nos últimos anos vêm ocorrendo um crescente número entre as mulheres assim como de pacientes tabagistas passivos.

Alguns sintomas do câncer de pulmão podem ser: dificuldade de respirar, tosse persistente, rouquidão e dor torácica e perda de peso ou de apetite. Recentemente, pesquisadores americanos descobriram uma associação entre a asma e o câncer de pulmão. De acordo com os cientistas, da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, observaram que 46,2% dos pacientes asmáticos também desenvolveram câncer no pulmão, enquanto que, dos pacientes sem a doença, 22,5% desenvolveram câncer no pulmão.

Um estudo recente da Chung Shan Medical University, em Taiwan, comprovou que o chá verde pode diminuir os riscos de câncer do pulmão em fumantes e o avanço da doença. Segundo a pesquisadora, os resultados são visíveis principalmente em fumantes que não são geneticamente suscetíveis ao aparecimento de câncer.

A diminuição dos riscos ocorre por conta dos antioxidantes presentes no chá, que impedem o desenvolvimento de células infectadas.
www.minhavida.com.br